• Matéria: Pedagogia
  • Autor: denizeurbanas
  • Perguntado 9 anos atrás

“Em plena renovação orientalizante, o Helenismo afirma-se como tal em fase da Ásia, como se, pelo contato reatado com o Oriente, tomasse melhor consciência de si próprio. A Grécia se reconhece numa certa forma de vida social, num tipo de reflexão que definem a seus próprios olhos sua originalidade, sua superioridade sobre o mundo bárbaro: no lugar do Rei cuja onipotência se exerce sem controle, sem limite, no recesso de seu palácio, a vida política grega pretende ser o objeto de um debate público [...]. O Estado é a questão comum: no lugar das antigas cosmogonias associadas a rituais reais e a mitos de soberania, um pensamento novo procura estabelecer a ordem do mundo em relações de simetria, de equilíbrio, de igualdade entre os diversos elementos que compõem o cosmos.” (VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002, p. 11). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, é correto afirmar: Escolha uma: a. A filosofia consolidou a separação entre mitologia e ciência a partir do pensamento de Aristóteles, que se apropriou da razão para explicar a origem do universo. b. A filosofia representa uma ruptura em relação aos mitos, representando uma nova forma de pensamento plenamente racional desde as suas origens e um importante fator político deste contexto associa-se à organização política, com o surgimento da polis. c. Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual, em particular na fase de transição entre os pré-socráticos, que fizeram a intermediação entre divindades e ciência. d. Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se expressar. e. O pensamento crítico filosófico foi capaz de superar a interpretação mitológica do universo, estabelecendo a supremacia cultural e política dos gregos em relação aos demais povos na história.

Respostas

respondido por: Matheusieti
44

Olá!

A alternativa B está correta.

Partindo deste ponto, notamos que a filosofia em sua essência buscou organizar o pensamento do homem e agregar seu conceito a política de forma clara, tendo a razão e a justiça como elementos fundamentais.

Por isso, os indivíduos que não eram dotados de conhecimento e apenas de força bruta, não tinham o potencial para governar a nação, cabendo esse valor aos que rompiam a barreira apenas estética e iam de encontro ao seu interior, questionando o mundo e como a sociedade poderá evoluir racionalmente, surgindo assim a Polis.



Até mais!

respondido por: Domkodyak
5

Resposta: A filosofia representa uma ruptura em relação aos mitos, representando uma nova forma de pensamento plenamente racional desde as suas origens e um importante fator político deste contexto associa-se à organização política, com o surgimento da polis.

Explicação:

Perguntas similares