Respostas
Passo a passo:
Primeiro, recorte as bordas da bandeja de isopor e deixe-a com as bordas arredondadas.
Segundo, com o lápis faça o desenho que melhor retrata o tema do seu cordel e afunde bem no isopor para que fique os sulcos bem definidos.
Terceiro, aplique a tinta no isopor com o auxílio do rolo de tinta.
Quarto, pressione a bandeja de isopor no papel que você está fazendo a capa do seu cordel e cuidado na hora de tirar para não borrar.
DICA: As letras para o título do seu folheto podem ser feitas do mesmo jeito. Só cuidado pois no isopor elas precisam ficar ao contrário, como se fosse um espelho.
espero ter ajudado :)
Resposta:
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Esse é um formato literário muito tradicional e, ainda que muito antigo, mantém muitas de suas características desde o seu surgimento. Abaixo listamos alguns dos aspectos mais fortes e peculiares da literatura de cordel.
Oralidade: como já mencionado, a literatura de cordel remete ao início da comercialização de folhetos impressos. Como essa tradição surgiu em uma época em que os relatos orais eram muito fortes, ela carrega essa característica em sua narrativa até os dias de hoje;
Ilustrações em xilogravuras: a xilogravura consiste na confecção de imagens e ilustrações utilizando madeira e papel. O estilo de ilustração utilizado na Europa no século XV com intuito de caracterizar baralhos e imagens sagradas, a xilogravura é uma das peculiaridades mais marcantes da literatura de cordel. Nesse método, o que se deseja colocar no papel é entalhado na madeira, que é então molhada em alguma tinta e pressionada contra o papel. As áreas em relevo vão dar a forma da ilustração;
Temática: a literatura de cordel tende a abordar lendas, religiosidades e fatos históricos, mas suas temáticas são as mais diversas. Desde acontecimentos do cotidiano e a vida do povo sertanejo, até grandes romances e acontecimentos da história do Brasil. Existem cordéis, por exemplo, que versam sobre a história de Lampião e outros sobre a morte de Getúlio Vargas;
Poética: os textos da literatura de cordel são escritos de acordo com uma estrutura ritmada e pré-estabelecida.Essa é uma parte muito importante da confecção do Cordel pois é quem ditará o ritmo e a métrica na hora de recitar.Existem muitas classificações de acordo com o número de sílabas, versos e rimas.
Algumas classificações quanto ao número de versos e sílabas são:
#Quadra ou redondilha maior – estrofe de quatro versos e sete sílabas;
#Sextilha – estrofe de seis versos;
#Setilha – estrofe de sete versos e sete sílabas;
#Oitava ou oito pés de quadrão – estrofe de oito versos e sete sílabas;
#Décima – estrofe de dez versos com sete sílabas.
Explicação: