Respostas
Resposta:
.........
Explicação:
Pele: é o maior órgão do corpo humano, pesando cerca de 3 kg. Ela formada por duas camadas: a epiderme, constituída por tecido epitelial, e a derme, formada por tecido conjuntivo. A pele atua em diferentes processos, estando relacionada com a percepção de sensações, como dor e temperatura, a proteção contra agentes externos, a termorregulação, entre outras.
Coração: é um órgão do sistema cardiovascular que garante o bombeamento do sangue para diferentes partes do nosso organismo. Apresenta contrações involuntárias, sendo formado basicamente por músculo estriado cardíaco. O coração humano apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.
Vasos sanguíneos: são por onde o sangue circula em nosso corpo. Os três tipos básicos de vasos sanguíneos são as artérias, veias e capilares. Artérias garantem que o sangue seja levado do coração para variadas partes do corpo. As veias, por sua vez, promovem o retorno do sangue ao coração. Já os capilares são vasos finos que permitem as trocas gasosas.
Cérebro: faz parte do sistema nervoso central e destaca-se por ser a maior porção do encéfalo. Pode ser dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. O cérebro humano está relacionado com processos como nossa capacidade de memória, linguagem, aprendizagem e integração das informações sensoriais.
Traqueia: é um tubo cilíndrico formado por anéis de cartilagem hialina que apresentam formato de C. A traqueia apresenta-se revestida por um epitélio ciliado com células secretoras de muco. Os cílios das células ajudam a varrer partículas que podem entrar pelo sistema respiratório no momento da inspiração.
Pulmões: são órgãos em formato de cone que se apresenta como uma massa esponjosa, contendo milhares de alvéolos. É nos pulmões, mais precisamente nos alvéolos, que as trocas gasosas acontecem.
Esôfago: é um órgão musculoso que garante que o bolo alimentar seja levado da faringe para o estômago. A presença de músculo não estriado, que realiza contrações peristálticas, permite que o bolo alimentar seja levado até o estômago.
Estômago: é um órgão que se destaca por ser a porção mais dilatada do sistema digestório. Nessa região observa-se a secreção do chamado suco gástrico, que promove parte da digestão química do alimento. No suco gástrico, encontra-se ácido clorídrico e pepsina, uma enzima responsável por quebrar proteínas.
Intestino delgado: é o maior compartimento do sistema digestório, podendo atingir mais de 6 metros. Ele pode ser dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo. No intestino delgado, ocorre a maior parte do processo de digestão, feito graças à ação de secreções do próprio órgão, provenientes do pâncreas (suco pancreático) e do fígado (bile). No intestino delgado, acontece também a absorção de nutrientes, sendo esse processo muito eficiente devido a uma grande quantidade de dobras em seu revestimento (vilosidades) e projeções em suas células (microvilosidades).
Intestino grosso: é formado pelo cólon, ceco e reto. Diferentemente do delgado, esse intestino apresenta apenas cerca de 1,5 m de comprimento. O intestino grosso é responsável pela reabsorção da água e formação do bolo fecal.
Fígado: é uma glândula acessória do sistema digestório e destaca-se por ser o segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. O fígado é responsável pela secreção da bile e também atua em outros processos, como no armazenamento de glicogênio e desintoxicação.
Rins: são dois órgãos em formato de feijão, que estão relacionados com a filtração do sangue e a formação da urina. A urina é formada mais precisamente nos néfrons, que são as unidades funcionais do rim.
Bexiga: é um órgão que garante o armazenamento de urina até que ela seja eliminada para o meio externo. A capacidade de armazenamento da bexiga é de 700 ml a 800 ml, entretanto, os estímulos para a micção iniciam-se antes que a bexiga atinja sua capacidade máxima.
Testículos: são órgãos exclusivamente masculinos responsáveis pela formação dos gametas masculinos (espermatozoides). Além disso, os testículos produzem testosterona, um hormônio relacionado, entre outras funções, com o desenvolvimento das características secundárias masculinas.
Ovários: são os órgãos femininos responsáveis pela formação dos gametas femininos (ovócitos). São responsáveis também pela síntese de dois hormônios: estrógeno e progesterona. Tanto o estrógeno quanto a progesterona estão relacionados, entre outras funções, com a regulação do ciclo menstrual.
Útero: é também um órgão exclusivamente feminino, sendo onde o bebê desenvolve-se. O útero é um órgão muscular, garantindo, desse modo, sua expansão durante a gravidez. Internamente possui uma camada ricamente vascularizada que é parcialmente perdida durante o processo de menstruação.