Leia os depoimentos adiante, de imigrantes espanhóis que chegaram ao Brasil entre os anos 1945 e 1964, e avalie as afirmações a seguir.
Depoimento 1: Naquela época, desde 55, quando eu cheguei, até o golpe de 64, a imigração espanhola era de gente preparada que quando via que não podia trabalhar, que não podia comer, vinha para cá́...
Depoimento 2: Eu trabalhava numa fábrica de tecidos grande, e também trabalhava no bar aos sábados e domingos à noite e no verão também à tarde. Com isso eu conseguia apenas sobreviver, não me sobrava nem sequer um tostão pra mandar pra família, já́ que o salário era muito pequeno na empresa. Aos dezessete anos, meu pai nos chamou pra vir pra o Brasil, ele já estava aqui havia dois anos.
Depoimento 3: Naquela época, casar-se era ir morar com os pais dele ou com os pais dela, não tinha outra escolha porque a vida era muito difícil. Meu noivo morava num quarto-e-cozinha e não queria morar junto com a mãe: queria outra vida, queria viver separado... A minha casa era um pouco maior, era um apartamento, mas moravam nove pessoas... Então, como a gente já estava namorando há quatro anos, mas não podia casar, ele resolveu sair do país. Estava aberta a imigração para o Brasil, ele veio pra cá́ e eu fiquei lá́... Ele veio, trabalhou e depois de um ano trouxe a mim e ao irmão dele...
Depoimento 4: Eu não escolhi Estados Unidos, nem Canadá, nem Brasil: eu teria saído até pra Abissínia! Não queria, não podia permanecer mais um minuto na Espanha, era insuportável! Eu trabalhava, vivia, mas com aquelas condições políticas e sociais, com aquela injustiça, mesmo trabalhando eu me sentia mal... Então surgiu a oportunidade de vir para cá́ e aqui estamos!
Depoimento 5: Eu tinha minha família, tinha emprego... Mas me sentia um pouco isolado dentro daquele clima e resolvi sair... Acho que é a mesma coisa com o brasileiro que sai hoje do Brasil: ele não sabe te dar a explicação disso... [...] Inconscientemente ele sabe que está saindo porque existem mundos melhores do que esse aqui...
(Adaptado de: GATTAZ, A.C. Braços da resistência: história oral da imigração espanhola.)
A partir da leitura dos depoimentos, avalie quais as afirmativas são verdadeiras e assinale a alternativa correta.
Os depoimentos revelam que além de motivos claramente econômicos para a emigração (movimento de saída para outro país) dos espanhóis, os motivos políticos também desempenharam papel importante.
Os depoimentos 2 e 3 indicam situações de miséria extrema como fatores motivadores da emigração.
Os depoimentos revelam que não necessariamente o imigrante tem uma má condição econômica, podendo emigrar também por motivos outros tais como insatisfação com o regime político ou desejo de outras experiências.
Era comum que um ou mais familiares emigrassem num primeiro momento, e depois de estabelecidos no país providenciassem a vinda de filhos, irmãos menores ou esposas.
a.
São verdadeiras apenas as afirmativas I, II e IV.
b.
São verdadeiras as afirmativas I, III e IV.
c.
Todas.
d.
São verdadeiras apenas as afirmativas II e III.
e.
São verdadeiras apenas as afirmativas II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
D
são verdadeiras apenas a II e III
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás