Sobre a sociedade guerreira espartana é correto afirmar *
( ) O primeiro confronto entre persas e gregos ocorreu no desfiladeiro de Termópilas, onde um grupo de 300 soldados espartanos tentou resistir à invasão persa.
( ) As mulheres espartanas viviam grande parte do seu tempo confinadas ao lar, estando submissa ao pai ou marido.
( ) A Democracia Espartana foi um regime político criado e adotado em Esparta, no período da Grécia Antiga.
( ) A Batalha de Salamina foi o combate entre a frota persa, liderada por Xerxes I e a Espartana comandada por
Respostas
Explicação:
F - no filme 300 realmente foram, porém esse filme romantizou o real, não eram apenas 300 soldados, mas aproximadamente 3.000 ou mais por aí.
F - elas não viviam confinadas em seus lares.
V - correta
V - por Temistocles (final).
F - A primeira batalha entre gregos e persas não aconteceu em Termópilas. Aconteceu em Maratona, onde essa batalha ficara conhecida como Primeira Guerra Médica. Um fato sobre Termópilas é que realmente foram 300 soldados espartanos, mas sem contar os soldados de outras cidades. Estes, passavam de 7000, segundo algumas fontes.
F - A mulher sempre foi vista com bons olhos pelos espartanos, ou seja, ela tinha posição de destaque. A sociedade espartana era famosa por "fabricar" grandes guerreiros, e quem os gerava eram as mulheres. Além disso, elas recebia treinamento físico e psicológico, logo era bem comum achá-las praticando esportes e outras atividades, além de também poder controlar as finanças domésticas e participar de reuniões políticas.
F - A democracia foi instituída em Atenas, seu "criador", assim digamos. Ora, Esperta era Diárquica (monarquia governada por dois reis). Mesmo com a Gerúsia (Conselho dos Anciãos) e com a criação da Àpela (Assembleia dos Cidadãos) no séc. VII a.C., Esparta sempre foi oligárquica.
V - A Batalha de Salamina realmente aconteceu (em Salamina, claro) entre as tropas do rei Xerxes I e do general Temístocles, em 480 a.C.