• Matéria: História
  • Autor: MakeilaEstudos
  • Perguntado 4 anos atrás

“Se você observar a Inglaterra no século XVII, verá que é uma potência de segunda classe, levando um embaixador inglês, em 1640, a dizer que seu país não gozava de qualquer consideração no mundo. O que era verdade. Mas já no começo do século XVIII, a Inglaterra é a maior potência mundial. Logo, alguma coisa aconteceu no meio disso. E eu creio que o que houve no meio foram a Guerra Civil e a Revolução que tiveram efeitos fundamentais. [...] O resultado foi que, se a Inglaterra no século XVII era importadora de cereais e padecia de fome e escassez, no fim desse século já era exportadora e não havia mais fome. Tudo isso, como é óbvio, convergiu para a irrupção da Revolução Industrial no final do século seguinte.”

(Trecho da entrevista feita com o historiador Christopher Hill à Folha de S. Paulo, em 10.08.1988.)


Sobre as revoluções inglesas, ocorridas no século XVII, pode-se inferir que:

A) o processo revolucionário esteve liderado desde seus primórdios pela nobreza, inspirada nas sagradas escrituras e na teoria do direito divino dos reis.

B) John Locke e Oliver Cromwell, destacaram-se como lideranças do processo revolucionário, estando à frente da Revolução Gloriosa, responsáveis pela instituição da monarquia parlamentar.

C) a Revolução Puritana constituiu-se em um movimento que promoveu o fortalecimento do absolutismo inglês tendo conduzido o pais à restauração stuart.

D) promovidas por grupos radicais da sociedade inglesa, como os niveladores e escavadores, que pretendiam conquistas como a reforma agrária, serviram para fortalecer a união entre o rei e a burguesia e consequentemente da pratica absolutista no pais.

E) refletiu-se na instituição de uma monarquia parlamentar, na ascensão da burguesia ao poder e a longo prazo permitiram a Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo naquele país.

Respostas

respondido por: evili6303
3

Resposta:

letra D) promovidas por grupos radicais da sociedade inglesa, como os niveladores e escavadores, que pretendiam conquistas como a reforma agrária, serviram para fortalecer a união entre o rei e a burguesia e consequentemente da pratica absolutista no pais.

Explicação:

espero ter ajudado!

Perguntas similares