Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar o exemplo das maneiras mais distintas, dos costumes mais reservados elevaram o Corta-Jaca a altura de uma instituição social. Mas o Corta-Jaca de que ouvira falar há muito tempo que vem a ser, senhor presidente? A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateterê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o "Corta Jaca" é executado com todas as honras da música de Wagner e não sequer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade se ria.
Discurso do senador Rui Barbosa, Diário do Congresso Nacional, 8/11/1914, p. 2789.
A partir do texto, identifique a alternativa correta.Requer resposta. Opção única.
a) A crítica permite compreender que, apesar da mudança do regime político, as elites republicanas preferiam a cultura europeia.
b) A apresentação do maxixe Corta-Jaca indicava uma tentativa de superar o preconceito das elites em relação à cultura europeia.
c) O discurso elogia os esforços para aproximar o governo republicano com as práticas culturais e tradições dos grupos populares.
d) A eclosão da Primeira Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente.
e) A recepção presidencial que o texto fala adotou uma programação erudita, com músicas e danças de origem europeia
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Resposta:
A-) a crítica permite compreender que, apesar da mudança do regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.
Explicação:
O discurso do senador Rui Barbosa mostra que, apesar da proclamação da República em 1889, a elite do país estava muito ligada aos padrões estéticos da Europa.
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