Respostas
Resposta:
Conjunto dos números inteiros
O conjunto dos números inteiros surgiu devido à necessidade da ampliação do conjunto dos números naturais, incluindo-se nele os números negativos. Os números inteiros podem ser representados na reta, possuindo sucessor e antecessor bem definidos. A ideia de que todo número natural possui um oposto, que é igual a esse número só que negativo, é desenvolvida no conjunto dos números inteiros, pois o oposto ou simétrico de um número está na mesma distância do zero na reta numerada. O módulo de um número representa a distância, sempre positiva, desse número até o zero na reta.
O domínio das operações entre os números negativos é essencial, pois na soma e na subtração de números inteiros de sinais diferentes, realizamos a subtração e conservamos o sinal do maior, e quando os sinais forem iguais, realizamos a soma e conservamos o sinal. Já na multiplicação e divisão, é necessário realizarmos o jogo de sinal. O conjunto dos números inteiros possui subconjuntos, como o conjunto dos números naturais, que está contido nos números inteiros, ou o conjunto dos inteiros positivos.
Uso dos números inteiros para medir-se temperaturas negativas.
Elementos do conjunto dos números inteiros
Representado pela letra Z, o conjunto dos números inteiros é uma ampliação do conjunto dos números naturais. Com as civilizações, a matemática desenvolveu-se e surgiu-se a necessidade do domínio dos números negativos.
Atualmente é bastante comum percebermos a presença desses números negativos, como na medida de temperaturas abaixo de zero, nas relações monetárias, na medida de altitude, de fuso horário, ou até mesmo no calendário gregoriano, separado por anos anteriores a Cristo (negativos) e posteriores a Cristo (positivos).
Um número é conhecido como inteiro se ele for um número natural, n, ou o oposto de um número natural, –n.
Z = {… -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...}
Note que o conjunto dos números inteiros vai de menos infinito até mais infinito. Ele é uma ampliação dos naturais, pois todos os naturais são inteiros, e, além disso, foram-lhe acrescentados os números negativos.
Leia também: O que são conjuntos numéricos?
Subconjunto dos números inteiros
Conhecemos como subconjunto ou relação de inclusão, os conjuntos formados por elementos que pertencem ao conjunto dos números inteiros. Existem vários subconjuntos possíveis, como o conjunto de divisores de um número, o conjunto de números primos, o conjunto de números ímpares, enfim, podemos montar infinitos subconjuntos tendo como base o conjunto dos números inteiros.
Exemplo
Conjunto dos números pares:
P= {… –6, –4, –2, 0, 2, 4, 6 …}
Quando isso acontece, dizemos que P ⸦ Z (lê-se: P está contido em Z.).
Existem alguns símbolos essenciais para a criação de subconjuntos de Z, são eles +, – e *, que significam, respectivamente, positivo, negativo e não nulo.
Exemplos
Z* = {… –4, –3, –2, –1, 1, 2, 3, 4 …} (lê-se: conjunto dos números inteiros não nulos).
Z+ = { 0, 1, 2, 3, 4, 5 ...} (lê-se: conjunto dos números inteiros positivos). Note que esse conjunto é o dos números naturais, que também é subconjunto dos inteiros.
Z- = {… –3, –2, –1, 0} (lê-se: conjunto dos números inteiros negativos).
Z*+ = {1, 2, 3, 4, 5 ...}(lê-se: conjunto dos números inteiros positivos e não nulos).
Z*- = {… –3, –2, –1} (lê-se: conjunto dos números inteiros negativos e não nulos).
Perceba que todos esses conjuntos são subconjuntos de Z, pois todos os elementos estão contidos no conjunto dos números inteiros.
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
- 2/3 a FRAÇÃO é negativa
- 2/3 =
se FOR = -2/-3 FRAÇÃO = DIIVISÃO
(-2) : (-3) MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO estudos DOS SINAIS
(-)(-) = +
(-)(+) = -
-2/-3 = (-2) :(-3) = (-)(-) 2:3 = + 2/3