Respostas
Resposta:
Revolução Francesa aconteceu em um cenário de crise econômica da França, fruto do envolvimento do país em diferentes conflitos e fruto dos gastos excessivos do país com coisas supérfluas. A crise reforçou as insatisfações com os privilégios da nobreza e clero, abrindo espaço para revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos.
A Revolução Francesa de fato teve fases distintas que contaram com a mobilização de diferentes grupos da sociedade francesa. A reação à revolução foi reacionária e teve como objetivo colocar fim nas mudanças radicais, sendo, portanto, um ato antirrevolucionário. A concretização da vitória conservadora deu-se no Congresso de Viena, que restaurou o absolutismo na França em 1815.
O grande medo iniciou-se pouco tempo depois da queda da Bastilha, e deu-se com a mobilização do campesinato francês contra a nobreza e o clero do país. Temendo que o ciclo revolucionário causasse um aumento de sua exploração, os camponeses começaram a invadir as propriedades das classes privilegiadas e promover saques
A reação termidoriana, ou golpe de 9 de Termidor, foi um golpe organizado pelos girondinos contra os jacobinos, em julho de 1794. Ele foi organizado pela alta burguesia e por grupos mais conservadores da revolução, que desejavam retirar os jacobinos do poder francês. Com o golpe, os jacobinos foram derrubados, inaugurou-se o diretório, e as lideranças jacobinas foram guilhotinadas.
A queda da Bastilha, ou tomada da Bastilha, foi o evento que inaugurou a Revolução Francesa, acontecendo em 14 de julho de 1789. A Bastilha, embora estivesse quase desativada, era um grande símbolo da opressão do Antigo Regime francês. A população de Paris, motivada pelo ímpeto revolucionário que surgiu da crise que o país vivia, decidiu atacar essa prisão. A partir daí, a revolução espalhou-se pela França.
ESPERO TER AJUDADO,BONS ESTUDOS!