Respostas
A Revolta de Juazeiro foi um conflito popular ocorrido em 1914 durante a República Velha (1889-1930) na cidade de Juazeiro do Norte, no sertão do Cariri, Ceará.
Marechal Hermes da Fonseca era presidente nessa época e adotou medidas de intervenção política, conhecida como “Política das Salvações”, a fim de combater as lideranças políticas (na época os coronéis) que dificultavam a atuação do poder.
Com isso, Marcos Franco Rabelo foi indicado pelo presidente como Governante do Ceará, o que irritou muito os coronéis, os quais se uniram com o intuito de derrubar o governo.
É importante salientar que a população já se encontrava muito incomodada com as péssimas condições de vida, agravada pela miséria e a fome.
Assim, a revolta do juazeiro adquiriu um caráter messiânico, já que a população, cheia de crenças religiosas, acreditava participar de uma “guerra santa”, com a liderança religiosa e política de Padre Cícero. Nesse sentido, se estabeleceu uma fusão entre o clero e os fazendeiros do Ceará.
A revolta foi violenta entre os coronéis e as forças do estado, resultando na retirada da intervenção política pelo poder do estado, que por sua vez foi entregue novamente para as oligarquias cearenses. Por fim, Franco Rabelo foi deposto.
Tentei resumir o máximo, espero ter ajudado! :)