Respostas
Resposta:
Egípcios
Os egípcios se organizavam no modo de produção asiático, onde a figura de autoridade era o faraó, seguido pelos sacerdotes e depois por escravos e pelo povo.
Mesopotâmia
A Mesopotâmia se organizava no modo de produção asiático, onde a figura do rei era autoridade, seguida pelos sacerdotes e depois por escravos e pelo povo.
Fenícia
Os fenícios tinham uma oligarquia a qual comandava o comércio e as rotas marítimas. O governo dos fenícios também é chamado de talassocracia devido a importância do mediterrâneo para a política destes povos (talassos = mar).
Grécia
A Grécia se dividiu em diversas formas políticas, como a monarquia, a tirania e a democracia. No entanto, a política de duas cidades estado (como eram divididos os governos dentro da Grécia) tiveram destaque: Atenas e Esparta.
Atenas
Atenas era uma cidade estado grega, uma espécie de unidade administrativa autônoma que tinha o vínculo de identidade de povo com os outros povos gregos. Atenas teve destaque em seu período democrático, em que as decisões eram tomadas pelos cidadãos, os chamados de eupatridas (bem nascidos).
Esparta
Esparta tinha uma monarquia de dois reis (diarquia) organizada, a qual focava na educação militar. Esparta contava também com a gerusia, um conselho onde anciãos poderiam participar nas decisões do estado.