QUESTÃO 7 O Rio Tietê recebe, em sua breve passagem por São Paulo, uma carga de, aproximadamente, 60 toneladas de esgoto por dia. Você faz ideia do que são 60 toneladas de esgoto? E num só dia? É mais ou menos o que se precisa para encher o Ginásio do Ibirapuera. Até a boca. Agora imagine o cheiro disso. Não, o cheiro é melhor você nem tentar imaginar. As autoridades, para variar, mostram-se absolutamente incompetentes ou simplesmente desinteressadas em solucionar o problema que já foi resolvido em outros países, escoradas numa sociedade incapaz de pressionar e movimentar esta modorra interminável. Mas tudo isso não é de se estranhar levando-se em conta que o Tietê vive cercado de pessoas que jogam lixo na rua sem a menor cerimônia, não demonstrando o menor orgulho ou afeto pela cidade em que vivem. Que desprezam a própria cidadania ao permitir que se desmantelem serviços públicos prioritários em favor de pontes, canteiros e túneis. A maioria não liga a mínima se o Tietê é um rio limpo ou um tipo de lixão navegável. A maioria não se importa se o Tietê secar e virar um imenso atoleiro fecal. A maioria sequer imagina que um rio morto, numa espécie de retribuição mórbida, aos poucos mata também tudo o que vive à sua volta. A conclusão a que se chega, portanto, é que os marginais nesta história somos nós, cidadãos paulistanos, que quedamos inertes diante de tão bárbara e ignóbil agressão. Mas nada disso é imutável. Existe vida após a morte sim. Basta acreditar e lutar por ela. Exija das autoridades o cumprimento do projeto de limpeza do Tietê. Mande cartas, telegramas, faxes. Telefone se for preciso. Nenhum esforço é demasiado quando o objetivo é trazer um ente tão querido de volta à vida. (Tietes do Tietê) Sabe-se que nenhum texto é escrito por mera diversão. Existe sempre um enunciador (ou vários) que, por meio do texto construído, pretende(m) atingir certo resultado. Nesse caso, pode-se afirmar que o texto foi criado, principalmente, para: *
a) persuadir (convencer) os que vivem às margens do Tietê, os marginais, a não jogarem no rio dejetos de suas moradias.
b) denunciar à população em geral que as agressões de que é vítima o Tietê são de tal modo repulsivas, que o leitor sequer pode tentar imaginar.
c) alertar a população e as autoridades contra os riscos decorrentes de um possível secamento do rio Tietê e sua transformação num imenso atoleiro de fezes.
d) mobilizar a coletividade paulistana para a despoluição do rio Tietê, não só evitando a descarga de lixo em suas águas, mas também cobrando das autoridades as devidas providências.
e) informar a população de que existe um projeto de limpeza do Tietê, engavetado pelas autoridades.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
Letra C
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás