“Em diferentes regiões do continente, a notícia da independência do Haiti inspirou inúmeras revoltas de
escravos. Essa revolta de escravos do Haiti resultou no estabelecimento da primeira república negra do mundo,
sendo o primeiro país das Américas a abolir a escravidão”.
Dentre várias revoltas inspiradas na Revolução Haitiana, podemos citar a Revolta dos Malês, em Salvador,
Bahia, no ano de 1835. Pesquise quais foram as motivações e objetivos deste movimento que aconteceu no
Brasil e qual foi seu desfecho.
Respostas
Resposta:
A Revolta do Malês aconteceu em Salvador e passou-se na madrugada do dia 25 de janeiro de 1835. Naquela época, essa capital era uma das principais cidades escravistas do Brasil e possuía apenas 22% de sua população formada por brancos. Os escravos africanos (e seus descendentes) eram 40% da população total da cidade que, na época, era de 65 mil habitantes.
A Revolta dos Malês eclodiu abruptamente na madrugada do dia 25 de janeiro, porque a trama havia sido denunciada e todo o planejamento ruiu-se quando isso aconteceu. A revolta tinha sido planejada pelos escravos urbanos, que se aproveitavam da maior liberdade de locomoção que possuíam em relação aos escravos que trabalhavam na lavoura.
Os combates espalharam-se horas a fio pelas ruas de Salvador e resultaram na morte de 70 dos africanos envolvidos e em nove mortes nas forças que lutavam contra os rebeldes. A última batalha deu-se em um local de Salvador chamado Água de Meninos. Muitos dos africanos, encurralados, procuraram fugir pelo mar e acabaram afogados. A Revolta dos Malês, portanto, fracassou.
Explicação:
fonte: Brasilescola