Qual a origem do conflito entre israelenses e palestinos?
O que são os assentamentos israelenses? e o que deu início ás intifadas palestinas ?
Por que Jerusalém é a chave para o conflito entre israelenses e palestinos ?
Respostas
Olá, tudo bem!?
SUAS PERGUNTAS
Qual a origem do conflito entre israelenses e palestinos?
R= Os conflitos entre Israel e Palestina são travados desde a década de 1940 e remontam ao surgimento do movimento sionista, que defendia a fundação de um Estado judeu na Palestina. Ao longo do século XX, uma série de conflitos, como a Guerra dos Seis Dias, foram travados.
O que são os assentamentos israelenses? e o que deu início ás intifadas palestinas ?
R= As colônias israelenses ou colonatos israelitas são assentamentos construídos a partir de 1968, no Egito, Jordânia, Líbano e Síria, em territórios ocupados por Israel durante a Guerra dos Seis Dias (1967). Desde então esses territórios são controlados pelo estado judeu.
A Primeira Intifada, também chamada guerra das pedras, foi uma manifestação espontânea da população palestina contra a ocupação israelense, iniciada em 9 de dezembro de 1987. O termo surgiu após o levante espontâneo que rebentou em 1987, no campo de refugiados de Jabaliyah, no extremo norte da Faixa de Gaza, com a população civil palestina atirando paus e pedras contra os militares israelenses.
Por que Jerusalém é a chave para o conflito entre israelenses e palestinos ?
R=
Um dos conflitos que mais geram tensões e preocupações em todo o mundo é o que envolve judeus e muçulmanos no território de enclave entre Israel e Palestina. Ambos os lados reivindicam o seu próprio espaço de soberania, embora atualmente esse direito seja exercido plenamente apenas pelos israelenses. Com isso, guerras são travadas, grupos considerados terroristas erguem-se, vidas são perdidas, e uma paz duradoura encontra-se cada vez mais distante.
Os conflitos entre Israelense e Palestinos se estendem desde a década de 1940 e têm como raiz o surgimento do movimento sionista. A área de disputa entre os dois lados em questão localiza-se no Oriente Médio, mais precisamente, na Palestina, tendo como foco a cidade de Jerusalém, um ponto de forte potencial turístico religioso.