Respostas
Resposta:
Em nota oficial divulgada nesta semana, a Sabesp, através de sua unidade de Franca, informou que a baixa pluviometria (poucas chuvas), registrada em Franca, no período úmido, entre outubro/2020 e março/2021, ocasionou a queda da vazão dos mananciais que abastecem a cidade (Rio Canoas e Córrego Pouso Alegre). Isso pode impactar a curto prazo, já a partir de junho, o abastecimento de água na cidade, sendo necessária a economia e o uso racional do produto desde agora. É o menor índice pluviométrico dos últimos 20 anos. Para se ter uma ideia da baixa registrada, a média histórica deste período úmido é de 1.360 mm de água e, neste mesmo período, o volume constatado foi de 824 milímetros de água.
O baixo índice pluviométrico no período úmido e a estiagem que tende a ocorrer nos próximos meses, causam preocupação da empresa, quanto a manutenção do abastecimento público na cidade. No entanto, destaca que trabalha, ininterruptamente, para manter o abastecimento, inclusive com ações planejadas como a implantação de duas captações emergenciais com capacidade de aproximadamente 100 litros por segundo.
Atualmente, a vazão dos mananciais ainda é suficiente para atender a demanda de Franca, porém com a aproximação do período de estiagem, a Sabesp orienta à população sobre o uso consciente de água. Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, ajudam a evitar o desperdício.