Respostas
Resposta:
Ao longo dos anos, o setor de RH sofreu modificações consideráveis, adquirindo um papel cada vez mais estratégico. A evolução da gestão de pessoas trouxe várias consequências importantes para os profissionais da área, exigindo adaptação, flexibilidade e capacitação.
Neste conteúdo especial que preparamos, vamos esclarecer as transformações na gestão de pessoas, mostrando as principais tendências e os impactos gerados no RH. Ficou interessado? Continue acompanhando o nosso post e fique expert no assunto!
O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é a área responsável pelo gerenciamento dos profissionais que trabalham na empresa. É um setor com papel estratégico, voltado para a promoção de medidas que aliam a qualidade de vida no trabalho aos objetivos do negócio. Ela faz o difícil trabalho de mediar o contato entre os interesses do capital e as aspirações dos colaboradores.
A intenção é conduzir os processos de forma a orientar as potencialidades dos funcionários, a fim de conquistar bons resultados e promover as melhores condições possíveis para a realização de um trabalho de qualidade. A gestão de pessoas cuida também dos processos burocráticos associados à mão de obra — mas o foco principal é o seu papel estratégico.
Além disso, a gestão de pessoas avalia a folha de pagamento, os benefícios, a frequência, o recrutamento e seleção, os programas de educação corporativa, a avaliação de desempenho, a saúde ocupacional, a gestão de cargos e salários, as questões jurídico-trabalhistas e os indicadores de desempenho.