Leia o texto abaixo e identifique os principais fatos históricos ocorridos durante o Movimento Literário denominado Semana da Arte Moderna no Brasil.
O que foi a Semana de Arte de Moderna?
A Semana de arte moderna de 1922, foi um evento cultural que reuniu diversos tipos de arte como pinturas, poesias, esculturas, danças, entre outras. Essas exposições durante a semana marcaram o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.
Nesta época a elite paulista era significativamente influenciada por padrões estéticos europeus que entendiam a arte como algo acadêmico e formal. Com isso, o objetivo da Semana de 22 foi renovar o ambiente artístico e cultural da cidade de São Paulo com o objetivo de construir uma linguagem nacional inspirada nas vanguardas europeias.
Contexto histórico
A Semana de 22 ocorreu diante de um cenário repleto de tensões políticas, sociais e econômicas, durante o período da República Velha, na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política que ficou conhecida como Café com Leite.
Além disso, nessa época era comum que pessoas com maior poder aquisitivo fossem estudar na Europa, e isso aconteceu com nomes brasileiros conhecidos como Oswald de Andrade e Anita Malfatti. Ambos trouxeram ao Brasil uma nova concepção de arte, influenciando assim, para a criação do evento da Semana de Arte Moderna.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
verdade eles trouxeram um acrescento ao conhecimento da arte moderna
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás