• Matéria: Pedagogia
  • Autor: pliciakatiana
  • Perguntado 4 anos atrás

Joaquim tem 8 anos, é uma criança fisicamente saudável, raramente desenvolve gripes e resfriados. Sua alimentação é muito boa e de qualidade, ingere frutas, verduras, legumes, vegetais e proteínas de maneira adequada. Tem uma rotina diária bem organizada, há horários para a alimentação, aprendizagem formal, tarefas, brincadeiras e sono. Na curva de desenvolvimento, o seu peso e a sua altura estão dentro daquilo que esperamos para a idade. Na escola interage muito bem com os colegas mais novos, prefere sempre brinquedos que retratam personagens de desenhos animados, em especial os heróis como Batman, Superman, Homem de Ferro, dentre outros.
A psicopedagoga Caroline ficou atenta à queixa que adveio da professora de artes da escola. Segundo a professora, Joaquim se recusou a participar da criação de personagens para o teatro de fantoches proposto por ela. Essa atividade tinha como objetivo trabalhar a importância da reciclagem para a vida humana, para isso aproveitariam os materiais como: garrafas PET, latas de leite vazias, restos de papelão, dentre outros materiais, para criarem personagens de teatro, desenvolvendo um enredo com falas, músicas, enfim, uma interação entre o mundo da fantasia da criança e a realidade da preservação do ambiente em pauta. Mas, Joaquim se recusou com veemência, pediu para levar o Homem de Ferro no dia da apresentação, não quis conversar com os colegas, ficou bravo com a professora e, ante ao choro da criança, a Supervisora Educacional foi chamada e o aluno permaneceu na sala dela até o final da aula.
Joaquim não conseguiu recortar o papelão, acabou estragando o fantoche e isso o deixou muito irritado. A escola pediu para que ele passasse por uma avaliação psicopedagógica para entender como a instituição poderia ajudar essa criança.

Elaborado pela professora (2021).

Tendo como base nosso material de estudos da disciplina, é correto afirmar que Caroline precisa estar atenta para um quadro patológico, em especial. Assinale a alternativa que aponta corretamente este quadro patológico:
Alternativas
Alternativa 1:
Autismo

Alternativa 2:
Dislexia

Alternativa 3:
Apraxia

Alternativa 4:
Disgrafia

Alternativa 5:
Dispraxia


pliciakatiana: RESPOSTA CERTA É Alternativa 2:
Dislexia

Respostas

respondido por: hillaryrs2019
2

Resposta:

acho que e dispraxia

Explicação:

eu acho!!

respondido por: joliesabida
3

Resposta:

Alternativa 5 - DISPRAXIA

Explicação:

"Nas dispraxias, há a perda da habilidade do movimento do corpo devido a alguma lesão. Para Franco (2010), crianças com dificuldade de integração sensorial apresentam dificuldades de planejamento motor (ou dispraxia). A criança considerada dispráxica apresenta dificuldade no planejar, o que fazer com dado objeto que não tenha um papel predeterminado, como, por exemplo, uma caixa de papelão ou rolo de barbante, ou um cone de papel, ou um cilindro de plástico. " Página 106


dayanneafaria: Se encaixa mais em apraxia pag 107
Anônimo: Devido joaquim ser uma criança fisicamente saudável,e não háver perda da habilidade do movimento do corpo devido a
alguma lesão. Esta se tratando de apraxias,sendo esta referente de desordens no hemisfério cerebral .
Perguntas similares