• Matéria: ENEM
  • Autor: edilainerosa03
  • Perguntado 4 anos atrás

Paciente do sexo feminino, M.C.S, 26 anos, estudante universitária, procura uma clínica para seu cuidado e bem-estar com uma equipe MULTIDISCIPLINAR para uma avaliação de seu quadro clínico. A paciente relata apresentar uma onicomicose na unha do hálux direito, tinea nos pés e nas mãoes, algumas crises pré-menstruais com início de sintomas geralmente uma semana antes da menstruação e cessação dos sintomas em torno do quarto dia de menstruação e também ganho de peso nos últimos anos (obesidade grau I).
Durante esse período a paciente apresenta taquicardia (palpitações), fortes dores lombares, coceira nas lessões das mãos e pés, sensibilidade mamária, inchaço em membros inferiores e região abdominal, acnes, e ainda, insônia, estresse, irritabilidade, crises de choro e ansiedade. Após uma avaliação multidisciplinar, a paciente foi submetida a um protocolo de tratamento com indicação de aromaterapia inalatória seca com óleo essencial de Trea Tree (malaleuca) de lavanda e massagem terapêutica corporal associada à aromaterapia e a cromoterapia, com utilização de óleo essencial de grapefruit e incidência de luz ambiente azul.

Adaptado de: UZUNÇAKMAK, T.; ALKAYA, S. A. Effect of aromatherapy on coping with premenstrual syndrome: A randomized controlled trial. Complementary Therapies in Medicine, v.36, p.63-67, 2018.
Após análise do caso clínico acima, responda:
​a) Suponhamos que durante o processo de aromaterapia inalatória seca, por algum descuido, o óleo essencial entre em contato com os olhos da paciente. Como você ajudaria a paciente, seguindo as manobras de primeiros socorros necessárias a essa situação?

​b) No relato acima foram utilizados três óleos essenciais, Trea Tree, lavanda e grapfruit. Cite 5 propriedades/ações para cada um dos óleos essenciais apresentados.

​c) Para que a paciente receba os benefícios adequados da aromaterapia durante a massagem, os óleos essenciais não podem ser aplicados em sua forma pura, por isso você precisará diluí-lo em um veículo base como, por exemplo, um óleo vegetal. De acordo com o livro da disciplina, descreva como deve ser feita essa diluição.

​d) Quais são as indicações da luz azul na cromoterapia que justificam seu uso para o quadro clínico apresentado pela paciente citada?​

Respostas

respondido por: jeaniagg
7

Resposta:

) Suponhamos, que durante o processo de aromaterapia inalatória seca, por algum descuido, o óleo essencial entre em contato com os olhos da paciente. Como você ajudaria a paciente, seguindo as manobras de primeiros socorros necessárias a essa situação?

Resposta: Primeiramente lavaria os olhos da paciente durante com água corrente, por pelo menos 15 minutos, se caso a paciente use lentes de contato, lavaria seus olhos sem retirar as lentes durante 5 minutos, e depois as retiraria e continuaria lavando com água corrente. Instruiria a paciente a não ficar com os olhos fechados e o encaminharia ao centro de saúde mais próximo, caso a irritação persistisse.

b) No relato acima, foram utilizados três óleos essenciais, Trea Tree, lavanda e grapfruit. Cite 5 propriedades/ações para cada um dos óleos essenciais apresentados.

Resposta: TeaTree: Antisséptico; Antiviral; Fungicida; Parasiticida e Bactericida.

Lavanda: Antisséptico; Cicatrizante; Calmante; Tranquilizante e Relaxante muscular

Grapefruit: Lipolítico; Antidepressivo; Revigorante; Digestivo e Diurético.  

c) Para que a paciente receba os benefícios adequados da aromaterapia durante a massagem, os óleos essenciais não podem ser aplicados em sua forma pura, por isso, você precisará diluí-lo em um veículo base como, por exemplo, um óleo vegetal.  

De acordo com o livro da disciplina, descreva como deve ser feita essa diluição.

Resposta: A diluição ideal é usar 2 mL de óleo essencial para 100 mL do veículo base. Assim, como em 1mL de óleo essencial contém, em média, 22 a 25 gotas, você deve aplicar 50 gotas de óleo essencial em 100 mL do veículo para trabalhar dentro de uma margem elevada de segurança.

d) Quais são as indicações da luz azul na cromoterapia que justificam seu uso para o quadro clínico apresentado pela paciente citada?

Resposta: representa a essência espiritual de um indivíduo a sensação de tranquilidade, a paz, a concentração e a propagação da verdade. Em um tom azul profundo claro, essa cor revela o sentimento religioso puro; e um azul mais brilhante se relaciona com a lealdade e a sinceridade (BALZANO, 2002; WILLS, 1995). Muitos homens, descritos na história, que alcançaram um estado de iluminação espiritual, têm interpretado isso como abundância de azul em sua aura, denotando espiritualidade, devoção e proteção. Um fato interessante que merece ser destacado é que no Novo Testamento, a Virgem Maria é descrita usando um manto azul (WILLS, 1995). Associado a sentimentos e pensamentos negativos, a cor se relaciona com inércia, fraqueza e apatia.

Explicação: de acordo com o material da disciplina


adrianalage: A letra D: Indicações da Luz azul no caso da paciente citada seria para os casos de stress, obesidade, taquicardia, insônia, irritabilidade, ansiedade, infecções bacterianas e fúngicas.
Perguntas similares