• Matéria: Matemática
  • Autor: eduardosantana03
  • Perguntado 4 anos atrás

De fato, como é que reagimos diante de um “proibido estacionar”, “proibido fumar”, ou diante de uma fila quilométrica? Como é que se faz diante de um requerimento que está sempre errado? Ou diante de um prazo que já se esgotou e conduz a uma multa automática que não foi divulgada de modo apropriado pela autoridade política?(...) Assim, entre o “pode” e o “não-pode” escolhemos, de modo chocantemente antilógico, mas singularmente brasileiro, a junção do “pode” com o “não pode”. Pois bem, é essa junção que produz todos os tipos de “jeitinhos” e arranjos que fazem com que possamos operar um sistema legal que quase sempre nada tem a ver com a realidade social. Roberto DaMatta, O que faz o Brasil, Brasil? 9 ed. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998. Página 98. No texto você encontra uma explicação de Roberto DaMatta para o jeitinho brasileiro. Explique o que é o Jeitinho brasileiro e suas implicações éticas. *
cidadania e civismo

Respostas

respondido por: emanuelycristinypont
0

Resposta:

O que faz o brasil, Brasil?

Roberto DaMatta

Editora Rocco, 6 de out. de 1986 - 128 páginas

1 Resenha

Roberto DaMatta – um dos mais eminentes antropólogos brasileiros – traça neste livro um apanhado das questões com que vem lidando no desenvolvimento de uma antropologia brasileira e do Brasil. Com a simplicidade que a compreensão propicia, mas sem o simplismo dos raciocínios esquemáticos, o autor expressa bem o caráter denso da realidade brasileira. A força dessa expressão não está na unidade de uma definição ("o que é o Brasil"), mas sim na identidade que se busca e na dramaticidade que é retratada: uma maneira de ser, um estilo, cuja chave de entendimento está no "dilema brasileiro". Este dilema com que nos defrontamos é o de uma sociedade tradicional e totalizante às voltas com as tendências formais e individualistas do capitalismo moderno. Pequenos gestos, palavras, hábitos aparentemente inocentes que passam despercebidos; grandes acontecimentos como o Carnaval, o Dia da Pátria e as procissões – todos eles representam e elucidam um quadro social e cultural complexo. Na melhor ambição da Antropologia Social, Roberto DaMatta explora os elementos formadores da identidade brasileira e faz ver que é através de sua cultura – variada e extensa que seja – que uma sociedade se expressa e pensa sobre si mesma.

Mais »

 

Ver uma prévia deste livro »

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Com a exposição e análise das mais expressivas manifestações culturais brasileiras, formadoras da nossa identidade como nação, Roberto DaMatta, um dos mais importantes antropólogos do país, procura responder, com simplicidade e na melhor tradição da Antropologia Social, a pergunta título de seu livro O que faz o brasil, Brasil?, ilustrado por Jimmy Scott. Sem a pretensão de trazer uma explicação exaustiva ou uma versão definitiva sobre o que é o Brasil, esse livro proporciona ao leitor a surpresa de um verdadeiro encontro. O que faz o brasil, Brasil? é justamente aquilo que faz com que nos reconheçamos como brasileiros nos mínimos e mais variados gestos. Ao examinar nossos grandes acontecimentos como o Carnaval, o Dia da Pátria, as procissões religiosas, nossos hábitos alimentares, o futebol, a política e as artimanhas de seus representantes, a economia, o jeitinho com que driblamos as dificuldades – todos elementos formadores da nossa brasilidade – , Roberto DaMatta tenta explicar como os vários brasis se ligam entre si, fazendo ver que é através da cultura, por mais variada e extensa que seja, que uma sociedade se expressa e pensa sobre si mesma. 

BOM ESPERO TER AJUDADO +-+

Perguntas similares