Olá caro(a) aluno(a), nesta atividade você irá desenvolver uma pesquisa sobre benchmarking e a Escola Japonesa de Administração.
O Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída. Este processo deve ser contínuo, visando sempre a comparação entre produtos/serviços e práticas empresariais, preferencialmente de empresas líderes do seu mercado. É utilizado para identificar as melhores práticas e, posteriormente, adequá-las à realidade da empresa ( 2020).
Neste sentido, um exemplo de aplicação do benchmarking foi a visita dos japoneses às fábricas de Ford após a Segunda Guerra Mundial. Após visita e com o intuito de aplicar o benchmarking, os enviados da Toyota identificaram algumas características nas fábricas de Ford e tiveram que fazer adaptações para se adequar à realidade japonesa.
O que é o benchmarking?
Pesquise sobre a história da visita dos japoneses às fábricas da (Ford) após a Segunda Guerra Mundial e em seguida, elabore um texto descrevendo quais foram as características encontradas nas fábricas da (Ford) pelos enviados japoneses da Toyota, as medidas e os princípios adotados pelos japoneses em suas fábricas.
Respostas
Para responder essa questão você deverá desenvolver um texto descrevendo as características que os enviados japoneses da Toyota, encontraram nas fábricas da (Ford). Cite também:
- medidas que os japoneses adotaram em suas fábricas
- princípios que os japoneses adotaram em suas fábricas.
Antes de começar, pesquise por:
- Benchmarking
- Escola Japonesa de Administração
→ Caso opte por fazer um texto argumentativo-dissertativo, siga as dicas abaixo:
- Divida o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.
No desenvolvimento as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor sobre o ponto de vista apresentado na introdução.
Como esse tipo de dissertação ter caráter argumentativo, no desenvolvimento o autor faz a exposição das ideias visando argumentar para convencer o leitor sobre o que foi dito na introdução.
- Faça uso de sujeito indeterminado e de verbos na 3ª pessoa.
Em textos dissertativos é aconselhável utilizar uma linguagem impessoal.
Espero ter ajudado!