QUESTÃO 4
Segundo Aristóteles, a relação de dominação entre os indivíduos é natural, pois aquele que é dotado de uma sabedoria prática ou conhecimento político domina aquele que não o é. Neste sentido, o sociólogo Max Weber (1991) classifica essa relação de dominação entre os indivíduos em três tipos.
SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018
Considerando a classificação feita por Weber, relacione a primeira coluna com a segunda:
1. Tradicional
2. Carismática
3. Racional-legal
( ) É compreendida quando se leva em consideração que o líder é virtuoso, especial, um verdadeiro herói.
( ) Quando o governante assume o poder de forma legal e suas ações e atos são tomados a partir de um conjunto de leis específicas.
( ) O governante por acreditar que, como sempre foi assim, seu poder é legitimo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
1, 2, 3.
Alternativa 2:
3, 2, 1.
Alternativa 3:
1, 3, 2.
Alternativa 4:
2, 3, 1.
Alternativa 5:
2, 1, 3.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4: 2, 3 e 1.
Explicação:
Paginas 64 e 65 do Livro.
O Estado, por meio da polícia, é a única instituição que pode fazer uso da força legitimamente. Max Weber (1991), ao estudar a autoridade dos governantes, identificou três tipos, a saber: a tradicional, a carismática e a racional-legal. A primeira explica a autoridade de determinado governante por acreditar que, como sempre foi assim, seu poder é legitimo. A autoridade carismática, por sua vez, é compreendida quando se leva em consideração que o líder é virtuoso, especial, um verdadeiro herói. Já com relação à autoridade racional-legal, ela pode ser entendida quando o governante assume o poder de forma legal e suas ações e atos são tomados a partir de um conjunto de leis específicas (Costa, 2010, p.54)