Embora os projetos não façam parte do dia a dia das atividades operacionais de uma empresa, eles precisam de uma estrutura de gestão com responsabilidades e funções bem definidas. Fazem parte dos projetos os seguintes funcionários: o gerente geral, o gerente de projeto, o gerente funcional e os especialistas. Acerca do exposto, responda:
• Quais as diferenças entre o gerente de projeto e o gerente funcional?
• Explique quem tem a responsabilidade de arbitrar conflitos que possam vir acontecer no projeto.
Respostas
a) Seguem as diferenças existentes entre o gerente funcional e gerente de projetos:
Gerente funcional
É o profissional responsável por tomar decisões dentro de uma determinada área da organização. Nesse caso, podemos ter um gerente funcional dentro da área comercial.
Gerente de projetos
É o profissional responsável por tomar decisões dentro de um projeto bastante específico. Nesse caso, ele tem a visão sistêmica (consegue enxergar todas as partes) da execução de todas as etapas em um determinado projeto organizacional.
b) Nos casos de conflitos que possam ocorrer dentro dos projetos, a responsabilidade de arbitrar é do gerente de projetos. Como falado, ele tem a visão sistêmica necessária para resolver conflitos relacionados ao uso dos recursos humanos, materiais e financeiros.
Força e Honra!