• Matéria: Biologia
  • Autor: karolferreirafo
  • Perguntado 4 anos atrás

(15 pontos)
“Discromatopsia” é um termo usado para designar qualquer tipo de defeito de visão de cores. A expressão “daltonismo” é popularmente usada como sinônimo de discromatopsia, em referência ao químico John Dalton, 1766-1844, que tinha protanopia (um tipo de discromatopsia) e foi o primeiro cientista a estudar o assunto. Na população geral, estima-se que as discromatopsias congênitas acometem 6% a 10% dos homens e 0,4% a 0,7% das mulheres.

A grande diferença entre o número de homens e o de mulheres afetados pela doença descrita pode ser atribuída ao fato de esta ser provocada por um gene

a)recessivo restrito ao cromossomo Y, sendo necessário que a mãe apresente essa característica genética para transmiti-la aos seus descendentes.

b)recessivo ligado ao cromossomo X, sendo necessário que tanto o pai quanto a mãe transmitam essa característica aos seus descendentes do sexo feminino.

c)dominante ligado ao cromossomo X ou Y, sendo necessário que o pai ou a mãe apresente essa anomalia para que seus descendentes também apresentem.

d)dominante restrito ao cromossomo Y, sendo necessário que o pai seja daltônico para que seus descendentes também apresentem essa característica genética.

e)dominante ligado ao cromossomo X, sendo necessário que a mãe apresente a anomalia para transmitir essa característica genética para seus filhos do sexo masculino.

Respostas

respondido por: elicelages
1

Resposta: B

Explicação:

A discromatopsia acomete mais homens do que mulheres, pois o gene do daltonismo está ligado ao cromossomo X, e os homens possuem apenas um X (XY), enquanto as mulheres são XX. Por possuírem dois cromossomos X, a probabilidade das mulheres serem daltônicas é mínima, mas é possível, caso os cromossomos sejam recessivos


karolferreirafo: obrigada :))
Perguntas similares