Em trecho da série Breaking Bad é produzido uma bateria para acionar o motohome, você deve comprovar se a bateria construída irá atingir um objetivo ou não através da montagem da reação e do cálculo da variação do potencial dessa bateria.
Respostas
No episódio 9 da 2ª temporada de Breaking Bad, em 36min09s, a bateria começa a ser construída e o protagonista cita as características dela:
- cátodo de mercúrio contendo grafite (o grafite veio das pastilhas de freio)
- ânodo de zinco (moedas, parafusos e materiais galvanizados, o zinco é um metal de sacrifício comum no processo de galvanização)
- hidróxido de potássio como eletrólito e uma esponja como material poroso
as características batem com as da pilha de mercúrio e zinco. Como o óxido de mercúrio não é um condutor, o grafite é misturado a ele
HgO + H2O + 2e− → Hg + 2OH− semirreação catódica Eº = +0,0977 V
Zn + 2OH− → ZnO + H2O + 2e− semirreação anódica Eº = -1,260
Zn + HgO → ZnO + Hg reação global
Eº = [(0,0977) - (-1,260)] V = +1,3577 V
a voltagem fornecida é de +1,3577 V, os personagens só puderam montar 6 células, que em série produzem 6×1,3577 V = +8,1462 V
As baterias comumente utilizadas em veículos têm 12 V, então supondo que uma bateria com voltagem inferior a 12 V seja incapaz de fornecer a corrente necessária para ligar o motor do trailer, a bateria montada não seria suficiente. Não seria a primeira vez que Breaking Bad não é rigorosamente fiel à realidade, já que o poder destrutivo do fulminato de mercúrio é menor que o mostrado na 1ª temporada da série.