O acesso às informações que a tecnologia possibilita às organizações pode ajudá-las a compreender melhor o comportamento do mercado e pensar em ações para criar condições internas e externas favoráveis ao seu sucesso. Para isso, a inteligência em negócios utiliza-se de alguns sistemas, os quais, em sua maioria, se associam a três tecnologias: Data Warehouse, On-Line Analytical Processing e Data Mining.
Assinale a alternativa correta acerca do Data Warehouse:
A.
É um depósito de grande quantidade de dados cujas informações precisam ser processadas por meio de outro sistema para serem utilizadas.
B.
É um sistema que analisa e processa os dados obtidos pela organização e, por exemplo, armazenados em um software específico de dados.
C.
É um sistema que gera relatórios sob demanda para atender a necessidades específicas, utilizando filtros que podem ser criados.
D.
São painéis que permitem que a empresa monitore os seus principais indicadores em tempo real.
E.
É um sistema de mineração de dados que possibilita buscar uma informação específica em um universo grande de fontes e dados.
Respostas
Resposta:
Resposta Certa = A
Explicação:
É um depósito de grande quantidade de dados cujas informações precisam ser processadas por meio de outro sistema para serem utilizadas.
Resposta:
Letra A
Explicação:
Data Warehouse: também conhecido como depósito de dados, é usado para armazenar as informações obtidas pela empresa em um banco de dados, de modo que possam ser posteriormente analisadas e utilizadas.
Análise OLAP: a chamada On-Line Analytical Processing. Trata-se de um sistema que analisa e processa os dados obtidos pela organização e, por exemplo, armazenados no Data Warehouse.
Relatórios ad-hoc: A expressão latina ad hoc significa "para isto”, o que se refere à ideia de um relatório que tenha sido encomendado para uma finalidade específica. Pode ser que a necessidade seja atendida por meio da adaptação do conteúdo de um relatório já existente, mas, algumas vezes, é necessário desenvolver um novo filtro, estruturando uma nova consulta para levantar uma informação solicitada.
Dashboards de gestão: É comum que as empresas não queiram ou não possam investir em relatórios ad-hoc. Em muitos casos, inclusive, as organizações não querem esperar pela geração de relatórios personalizados, o que, dependendo da demanda, pode levar algum tempo devido à necessidade de cruzar dados específicos que atendam ao solicitado.
Em função disso, algumas ferramentas de inteligência de negócios disponibilizam a implantação de painéis que permitem o monitoramento dos indicadores mais importantes para a organização.
Data Mining: também conhecida como mineração de dados, esse tipo de ferramenta permite que o gestor, ou o usuário, explorando um universo enorme de informações coletadas e disponibilizadas, possa filtrar aquilo que lhe interessa em determinada situação. Podem ser utilizadas, por exemplo, para descobrir padrões e tendências, o que olhando para o todo seria difícil identificar, especialmente em função do volume de informações.
As ferramentas de mineração de dados possibilitam ao gestor identificar, por exemplo, as tendências de mercado no seu segmento de atuação, ou mesmo quais produtos têm maior probabilidade de serem vendidos juntos.