PERGUNTA 1
Três escolas construtivistas diferentes criam suas práticas pedagógicas a partir do pensamento de alguns teóricos. Estes são escolhidos por cada escola de acordo com suas necessidade e interesses específicos, visando dar conta da experiência de ensino e aprendizagem que seus diferentes contextos lhes demandam.
A partir de seu conhecimento dos teóricos construtivistas, preencha as lacunas de acordo com as teorias aplicadas em cada uma das situações relatadas:
Na escola que tem como fundamento o trabalho teórico de (________________), o desenvolvimento cognitivo das crianças é realizado em fases diferentes. Em uma primeira fase, elas são estimuladas com brincadeiras e atividades sensório-motoras. Em uma segunda fase, as atividades se complexificam, trabalhando com o caráter simbólico e intuitivo da cognição. Na terceira fase, as crianças são estimuladas a lidarem com operações mais complexas de dedução e formalização do pensamento e do aprendizado.
Na escola que tem como fundamento o trabalho teórico de (________________), o que parece para os professores mais interessante no processo de aprendizagem é a relação entre as pessoas, seja ela entre uma criança e outra, entre a criança e o professor ou a criança e membros de sua família. As ideias de cooperação, de auxílio e de trabalho coletivo são valorizadas pelos professores que acreditam, com isso, melhorar o desenvolvimento cognitivo das crianças, em especial nos processos ainda em maturação.
Na escola que tem como fundamento o trabalho teórico de (________________), o papel dos professores nos primeiros anos da educação é aquele de perceber que as crianças já trazem consigo uma série de elaborações internas do processo de comunicação e relação com o mundo simbólico. Para dar início ao processo de alfabetização das crianças, os professores levam em consideração os elementos já apresentados pela criança como uma espécie de interpretação pessoal e interna da linguagem.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas na ordem correta:
a. Jean Piaget, Emilia Ferreiro e Lev Semenovich Vygotsky.
b. Lev Semenovich Vygotsky, Emilia Ferreiro e Jean Piaget.
c. Jean Piaget, Lev Semenovich Vygotsky e Emilia Ferreiro.
d. Lev Semenovich Vygotsky, Jean Piaget e Emilia Ferreiro.
e. Emilia Ferreiro, Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky.
PERGUNTA 2
Por muitos anos, consolidou-se um modelo de ensino no qual o professor era visto como o detentor de um saber privilegiado que deveria ser transmitido de maneira automática para os estudantes. Nesse modelo, parte-se de certa concepção essencialistas dos homens, herdade de Jean-Jacques Rousseau, que prega que todos partilham uma certa igualdade essencial. Essa igualdade tornava todos aptos a aprenderem determinado conteúdo, bastando estarem atentos às lições do professor e possuírem uma capacidade mimética singular.
A frase acima resume o modelo pedagógico popularmente conhecido como:
a. tradicional.
b. construtivista.
c. inatista.
d. crítico.
e. interacionista.
PERGUNTA 3
Dentro das concepções filosóficas empiristas, sobretudo aquelas que embasam as teorias educacionais dos autores chamados interacionistas, parte-se do pressuposto de que a aquisição do saber ocorre em dois níveis distintos. De posse de seus conhecimentos sobre esse campo teórico, analise as afirmações abaixo e aponte quais estão corretas.
A aprendizagem é um processo complexo, centrado no indivíduo.
O conceito de conhecimento diz respeito a um jogo relacional entre sujeito e objeto.
As teorias do conhecimento não adotam qualquer princípio racionalista em suas concepções.
Dentro das teorias interacionistas, a experiência é fundamental na construção dos saberes.
a. I, II e IV.
b. I e II apenas.
c. I, III e IV.
d. II, III e IV.
e. I, II e III.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Pergunta 1
Resposta: b. Lev Semenovich Vygotsky, Emilia Ferreiro e Jean Piaget
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás