• Matéria: ENEM
  • Autor: Lowwwwww
  • Perguntado 4 anos atrás

"A navalha e a faca"
[...]
- Esta lâmina vai proteger você de todo mal, Luísa - disse a bruxa. - E mais do que isso. Essa faca corta a máscara dos homens e revela sua verdadeira identidade, que tanto tentam esconder.
[...]
- E para você, Miguel, um outro tipo de lâmina - disse a bruxa, fechando os dedos dele no cabo prateado de uma navalha. - Isto vai ser útil para você como a faca de cozinha vai ser para sua irmã. Esta lâmina vai protegê-lo de todo o mal, e quando você ficar mais velho e precisar se barbear, esta navalha não só vai remover os pelos de seu rosto como vai lhe ajudar a esquecer as lembranças dolorosas. Toda vez que usá-la, seu coração vai parecer jovem e renovado como um rosto recém-barbeado. No entanto, tenha cuidado. Algumas memórias precisam ser mantidas, embora nos machuquem profundamente. Use esse presente com sabedoria, meu filho, e em ocasiões especiais.
[...]
Luísa e Miguel guardaram os presentes da mãe durante toda a vida e, muitos anos depois, os repassaram para os próprios filhos. A faca e a navalha de barbear ainda estavam tão afiadas e brilhantes quanto no dia em que Rocio as colocou na mão dos dois. E como ambos tiveram filhas, a lâmina de barbear foi passada para o genro de Miguel, que tinha um coração sombrio e cruel.
[...] a partir daquele dia, em vez de apagar lembranças dolorosas, a lâmina da navalha repassou tais memórias para os homens que a tinham usado um dia, e eles foram envenenados pela própria escuridão.
1. A lenda acima, interlúdio criado por Cornelia Funke, está relacionado indiretamente a qual personagem da história? Imagine e escreva como a navalha passou de mão em mão até chegar a esse personagem e como ela pode ter influenciado sua personalidade: *

Respostas

respondido por: Maggie1445
0

Resposta:

a navalha claro, pois Deus quer isso

Explicação:

Perguntas similares