• Matéria: História
  • Autor: annast91
  • Perguntado 4 anos atrás

resumo sobre iluminismo, revolução americana e industrial.

vamos fazer um debate sobre isso


Anônimo: Boa tarde
Anônimo: Resposta abaixo
Anônimo: Bons estudos (✿^‿^)
Anônimo: Marca como melhor resposta pfvr?(◍•ᴗ•◍)

Respostas

respondido por: reissabrina528
0

Resposta: Iluminismo: Os iluministas acreditavam que poderiam reestruturar a sociedade do Antigo Regime. Defendiam o poder da razão em detrimento ao da fé e da religião e buscaram estender a crítica racional em todos os campos do saber humano.

Através da união de escolas de pensamento filosóficas, sociais e políticas, enfatizavam a defesa do conhecimento racional para desconstruir preconceitos e ideologias religiosas. Por sua vez, essas seriam superadas pelas ideias de progresso e perfectibilidade humana.

Em suas obras, os pensadores iluministas argumentavam contra as determinações mercantilistas e religiosas.

Também foram avessos ao absolutismo e aos privilégios dados à nobreza e ao clero. Estas ideias eram consideradas polêmicas, pois isso abalava os alicerces da estrutura política e social do Antigo Regime.

Desta maneira, filósofos como Diderot e D’Alembert buscaram reunir todo o conhecimento produzido à luz da razão num compêndio dividido em 35 volumes: a Enciclopédia (1751-1780).

A publicação da Enciclopédia contou com a participação de vários expoentes iluministas como Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau.

Revolução Americana:Os Estados Unidos era divido em colônias, sendo as Treze Colônias da América do Norte. Sendo assim, a Revolução Americana – também conhecida como Independência dos Estados Unidos – foi declarada no dia 4 de julho de 1776. Dessa forma, a revolução trouxe para os EUA o sistema republicano e federalista, tornando os estados uma nação independente.

Em síntese, a Revolução Americana levava em consideração os interesses das classes altas dos EUA, sendo assim realizada pela elite colonial. Porém, foi uma revolução baseada nos ideais do iluminismo. Dessa forma, a independência dos EUA também serviu para que outros países entrassem em movimentos semelhantes.

Nesse sentido, a Revolução Americana ocorreu justamente pelo descontentamento das colônias em relação à metrópole. Isso porque, as colônias possuíam um sistema de organização próprio. Além disso, foram se tornando independentes, o que gerou incômodo quando a metrópole tentou exercer maior poder sobre a colônia.

Revolução Industrial:Chamamos de Revolução Industrial o processo que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril.

O advento da produção em larga escala mecanizada deu início às transformações dos países da Europa e da América do Norte.

Estas nações se transformaram em predominantemente industriais e suas populações se concentraram cada vez mais nas cidades.A expansão do comércio internacional dos séculos XVI e XVII trouxe um extraordinário aumento da riqueza para a burguesia. Isto permitiu a acumulação de capital capaz de financiar o progresso técnico e o alto custo da instalação nas indústrias.

A burguesia europeia, fortalecida e enriquecida, passou a investir na elaboração de projetos para aperfeiçoamento das técnicas de produção e na criação de máquinas para a indústria.

Logo verificou-se que se obtinha maior produtividade e se aumentavam os lucros quando se empregavam máquinas em grande escala.

Explicação: Foi o máximo que eu consegui  resumir, espero ter ajudado, abraços.

Perguntas similares