• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: Deidarasenpaiiiiiiii
  • Perguntado 4 anos atrás

faça uma relacao entre o tempo das pessoas antes da pandenia e durante a pandemia​

Respostas

respondido por: sombrah
7

Resposta:

A pandemia de covid-19 mudou completamente nossas vidas. Considere algo tão fundamental quanto nossas experiências de espaços: nossa mobilidade tornou-se ultrarrestrita – limitada a corridas e caminhadas de poucos quilômetros em torno de nossas casas. Talvez, menos obviamente, o lockdown também tenha afetado nossas experiências de tempo.

Como antropólogo do tempo, investigo como os seres humanos se relacionam com o tempo, particularmente durante crises. A crise atual, como muitas outras, pode ser vista como uma privação de nossa “agência temporal” – a capacidade de estruturar, gerenciar e manipular nossa experiência do tempo. Por exemplo, muitos de nós já devem ter perdido a noção do tempo, e se perguntado em que dia da semana estamos. Parece um pouco como se o tempo tivesse parado.

A característica mais importante de nossas experiências de tempo durante a crise é o que a antropóloga Jane Guyer chamou de “presentismo forçado”: um sentimento de estar preso no presente, combinado com a incapacidade de planejar o futuro. No momento, não sabemos quando poderemos ver nossos entes queridos novamente ou quando poderemos sair de férias. Mais do que isso, muitos de nós não sabemos quando voltaremos ao trabalho – ou mesmo se teremos um emprego para o qual voltar. No meio dessa crise, é difícil imaginar um futuro que pareça diferente do presente.

Enganando o tempo

Então, como fazemos? Eu acredito que essa crise nos levou a sermos mais criativos com nossas relações com o tempo. Muitos estão inclusive “enganando o tempo” até certo ponto, como Roxana Moroşanu e eu descrevemos em um artigo recente. Aceleramos e desaceleramos, dobramos e reestruturamos o tempo de várias maneiras diferentes.

Os “tempos do coronavírus”, na realidade, consistem em diversos tempos, como “o tempo de lockdown”, “a quarentena” ou “o tempo em home office”. Aprendemos a viver esses novos tempos presentes. Essas lições são profundamente pessoais e diferem para cada família. Ainda assim, fala-se de uma experiência compartilhada em todo o mundo.

Nos últimos meses, você deve ter implementado muitas estratégias temporais por conta própria. Entre elas, pode existir a construção de novos ritmos e estruturas temporais. Exercícios diários, reuniões semanais com a família por Zoom, uma taça de vinho às 6 h da tarde ou assar um bolo no fim de semana marcam a passagem do tempo. E a educação a distância também exigiu novos horários – sem mencionar a persuasão sem fim.

acho que já esta bem grande rsrs


sombrah: antes tínhamos tempo e mesmo assim não era suficiente e hj devido estarmos em casa temos tempo de sobra que chega ate a nos fazer pensar em que gastar
Deidarasenpaiiiiiiii: muito obg ❤️
sombrah: denada
Perguntas similares