Leia o seguinte texto: “... quer pelos valores positivos, quer pelos negativos que lhe atribuamos, parece-nos certo que o sujeito isolado é a unidade básica de valor e referência de tudo. Ainda assim, se dermos uma olhada na história dos costumes ou da filosofia, veremos que nem sempre foi assim. Esta afirmativa do “eu” parece ter se construído gradativamente através de séculos. O eu nem sempre foi soberano”. (SANTI, P. L. R. (org.). A construção do eu na Modernidade. 1998). O texto de Pedro de Santi nos remete ao período de transição da Idade Média para o Renascimento. Considerando as ocorrências próprias desse período histórico, leia as afirmativas apresentadas a seguir: I O humanismo renascentista caracteriza-se pela afirmação do eu. Nesse período o homem foi conquistando, gradativamente, o lugar central. O sujeito isolado foi emergindo como valor e medida de todas as coisas. Considerando haver sido criado para reinar sobre todas as demais criaturas, passou a conceber o mundo como seu reino, totalmente entregue a seu arbítrio. Deus recolheu-se aos céus e aguarda o inevitável dia do juízo final. II A crise no final da Idade Média é caracterizada por referenciais externos absolutos e certezas bem definidas quanto à possibilidade de conhecer a si mesmo e ao mundo. O abalo sofrido pelo poder da Igreja não alterou a relação do homem com Deus. A condição humana foi entendida como capaz de traçar caminhos bastante específicos a serem percorridos pela humanidade, sem que houvesse espaço para incertezas, oscilações ou dúvidas. A tradição e o sagrado, não obstante as mudanças ocorridas, mantiveram seu poder e seu lugar de verdade inabalados. III A questão central do humanismo é apresentar o “eu” como unidade isolada e desde sempre soberana na história dos costumes e dos valores. A afirmativa do “eu” evidencia-se como um fenômeno inato não podendo ser considerada a partir da história ou da filosofia. Está correto o afirmado em
Respostas
Resposta: Letra C
Explicação: I O humanismo renascentista caracteriza-se pela afirmação do eu. Nesse período o homem foi conquistando, gradativamente, o lugar central. O sujeito isolado foi emergindo como valor e medida de todas as coisas. Considerando haver sido criado para reinar sobre todas as demais criaturas, passou a conceber o mundo como seu reino, totalmente entregue a seu arbítrio. Deus recolheu-se aos céus e aguarda o inevitável dia do juízo final.
A ideia do humanismo gira em torno da promoção da ideia sobre o ser humano e sua potência na ciência.
Questões sobre o Humanismo
I. Verdadeiro. No humanismo moderno, o sujeito ganha notoriedade e se sobressai em relação ao seu lugar central no mundo (antropocentrismo).
II. Falso. No decorrer da história e da ascensão do humanismo, a tradição e o sagrado, não obstante as mudanças ocorridas, não mantiveram seu poder e seu lugar de verdade inabalados, pois o homem passou para o lugar de Deus.
III. Falso. A ideia do sujeito ou do "eu" consciente pode ser considerada a partir da história ou da filosofia. Embora o ser humano passa a ser visto como individual, isolando-se e sendo uma persona solipsista, a firmativa do “eu” evidencia-se como um fenômeno construído.
Saiba mais sobre o Humanismo em: https://brainly.com.br/tarefa/25790979
#SPJ2