“A destruição do passado - ou melhor dos mecanismos que vinculam nossa experiência pessoal ao das gerações passadas – é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que viviam. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio” (HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos - o Breve Século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.13).
Após ler o material e o trecho do texto do autor Hobsbawm, escolha a opção que melhor responde a pergunta: Por que, segundo Hobsbawm, os historiadores do século XX são importantes na história da humanidade?
a) Porque os historiadores ficam pensando como o passado é belo e importante para a tradição religiosa.
b) Porque os historiadores, em seu trabalho, buscam trazer à tona o que as sociedades humanas procuram esquecer, ou seja, os historiadores têm uma visão crítica do passado que visa contribuir como direção para o mundo presente.
c) Porque os historiadores, em seu trabalho, procuram a cópia exata de tudo que ocorreu no passado. Por isso, Hobsbawm chama a atenção para o caráter inútil da produção do conhecimento histórico, pois fazer uma crítica ao que ocorreu no passado é algo improdutivo.
d) Porque os historiadores, em sua atividade, devem privilegiar a história dos grandes homens, dos reis, das rainhas, assim como das classes da elite. Não importa, para os historiadores, a vida dos homens comuns, dos pobres etc.
Respostas
respondido por:
0
aaa alternativa c eu acho
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás