Como se dá o processo de institucionalização dos movimentos sociais, cite três exemplos de institucionalização e fala também da relação entre movimentos sociais e sindicatos.
Respostas
Resposta:
ONGs, participação no executivo, participação no legislativo.
Explicação:
Os movimentos sociais podem se institucionalizar convertendo-se em Organizações não-governamentais (ONGs), ou ainda tendo seus principais atores aderindo ao legislativo (como membro ou como auxiliar contratado), ou ainda ao poder executivo, municipal, estadual ou federal. Alguns poderiam chamar esse processo de cooptação, pejorativamente, no sentido de que, quando compõem o governo os movimentos sociais perderiam a força. Outros podem entender que os movimentos sociais estão fazendo mudanças no Estado a partir "de dentro".
Sindicatos e movimentos sociais podem ter relação bastante estreita, já que muitas vezes integrantes de movimentos sociais integram também sindicatos. Além disso, é comum sindicatos contribuírem financeiramente para movimentos que tocam causas que a máquina do sindicato considera relevante para a categoria ou para a sociedade como um todo.