Sobre a economia colonial açucareira, assinale a alternativa incorreta: *
5 pontos
A inserção do Brasil nos quadros do Antigo Sistema Colonial deu-se sob a égide de um tipo de mercantilismo que pregava o monopólio do comércio da colônia pela metrópole através do pacto colonial, porque é através dele que a colônia preenche sua função histórica de produzir riquezas para a metrópole.
A escolha da empresa açucareira justifica-se pela existência de financiamento do capital flamengo, pela existência de mercados consumidores, pela experiência portuguesa no cultivo da cana-de-açúcar e pelas condições de clima e solo propiciadas pelo Brasil.
A sociedade colonial açucareira caracterizou-se pela inexistência da mobilidade social, pela vida social restringida aos limites do engenho com sua casa-grande, senzala, moenda e capela; pela existência, basicamente, de duas classes sociais opostas e conflitantes (a do branco senhor e a do negro escravo); e por ser escravista, rural, aristocrática e patriarcal.
A colônia deveria diversificar ao máximo suas atividades econômicas, operar em diversos mercados mundiais, estimular a produção de bens industriais e sua produção deveria concorrer com a da metrópole.
A economia açucareira baseou-se no sistema de plantation. Caracterizou-se por ser escravista, monocultora, latifundiária, dependente, complementar, especializada e exportadora.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa: A inserção do Brasil nos quadros do Antigo Sistema Colonial deu-se sob a égide de um tipo de mercantilismo que pregava o monopólio do comércio da colônia pela metrópole através do pacto colonial, porque é através dele que a colônia preenche sua função histórica de produzir riquezas para a metrópole.
Explicação:
Para dar início à exploração da América portuguesa, o rei de Portugal escolheu o açúcar!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás