"[...] é preciso rever o papel social da escola na nossa sociedade e valorizá-la ou revalorizá-la enquanto espaço privilegiado da infância dos nossos tempos, espaço- tempo de ensino-aprendizagens e de manifestações lúdicas, tendo em vista a formação plena de uma infância que necessita ter garantido o direito de brincante como pauta de sua formação humana".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UJIIE, Nájela Tavares. O lúdico como direito e manifestação cultural da infância: apontamentos e interlocuções. p.81-110. IN. PELOSO, Franciele Clara. SILVA, Sandra Salete de Camargo. Infância e inclusão social: cenas da experiência humana. Curitibs: Ithala, 2014. p.100.
Considerando o excerto anterior e os conteúdos abordados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade com relação as atividades lúdicas, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta.
A
As atividades lúdicas devem ser extintas do planejamento e, consecutivamente, das ações educativas do âmbito escolar.
B
As atividades lúdicas impedem o resgate da cultura e a vivência da tradição lúdica no espaço-tempo presente.
C
As atividades lúdicas atuam como o principal agente educacional promotor de dificuldades de aprendizagem.
D
As atividades lúdicas devem estar presentes como recurso didático no processo educacional, pois têm forte potencial formativo e educativo.
E
As atividades lúdicas afetam negativamente a formação plena da criança, por exacerbar o desenvolvimento do corpo articulado à mente.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
D
Explicação:
"[...] as atividades lúdicas devem se fazer presentes como recurso didático no processo educacional, principalmente na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental". (Livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, p. 80)
angelianesales:
Espero ter ajudado todos vcs
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás