• Matéria: História
  • Autor: vitoriapriss
  • Perguntado 9 anos atrás

me de uma conclusao de trabalho sobre os maias , incas e astecas

Respostas

respondido por: falarodrigo
257
Prezada Vitória,

Geograficamente, os astecas ocupavam a região do atual México, tendo sua capital na atual cidade do México (capital).

Já os incas habitavam do planalto andino, especialmente na região que hoje é o Peru.

Os maias foram uma civilização que se estabeleceu em territórios que hoje fazem parte do México e da Guatemala.

Obviamente, esses povos não desapareceram, mas se miscigenaram e continuam sendo um grupo étnico importante em cada um dos países citados.

Em termos gerais, as epidemias europeias mataram mais de 90% da população indígena da América, contribuindo para a destruição de suas culturas. Tanto na colonização / invasão de povoamento ou de exploração, eles invadiam a região, matavam os índios quando não conseguiam escravizá-los (prática que continuou com a independência dos Estados Unidos, conforme relata o livro "Enterrem meu coração na curva do rio"). Fingiam paz por um tempo e logo depois voltavam à guerra, utilizando-se de armas modernas, técnicas de guerra, doenças (por exemplo, enviavam aos índios cobertores para o frio que haviam sido usados por doentes de sarampo, varíola, dentre outras).

Aliado a isso, os europeus apresentavam uma tecnologia bastante superior aos nativo americanos, bem como estratégias de guerra amplamente acumuladas durante as lutas contra os mouros na guerra da reconquista.

Além disso, houve uma dominação cultural, pois os indígenas passaram a acreditar que isso se devia ao deus dos europeus ser mais forte que os deles, de modo que houve a desestruturação de muitas sociedades indígenas e a conversão em massa em busca de salvação contra as epidemias e, em parte, por isso, até hoje, a maioria da população que habita a América é cristã.

Para melhor compreender todo esse processo, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas ",  " Colapso (2010): National Geographic ", " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden  " ,  " Armas germes e Aço Conquista ",  e " Construindo um Império - Os Astecas  ", encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!
respondido por: marigiorgiani
22

Há muito que se dizer a respeito dos maias, incas e astecas, porém trarei aqui algumas informações principais sobre as três principais culturas pré-colombianas.

MAIAS

A civilização maia é a mais antiga das grandes culturas pré-colombianas, com origens que remontam possivelmente ao século XVI a.C. Estendeu-se pelo sul da península de Yucatán (no atual México) e em parte da Guatemala e de Honduras. Seu apogeu deu-se entre os séculos III e IX d.C.

A  sociedade era encabeçada por sacerdotes e nobres guerreiros. Os camponeses constituíam a maior parte da sociedade e viviam nas terras que cultivavam. Também existiam artesãos especializados e escravos, geralmente prisioneiros de guerra.

A família era a unidade social fundamental, e a economia baseava-se na agricultura, sendo os principais itens cultivados o milho, o algodão e o cacau, que chegou a ser utilizado como moeda.

INCAS

Os incas fundaram o império mais extenso da América pré-colombiana. Com uma impressionante organização, um poderoso exército e um grande sistema de comunicações, controlaram amplos territórios.

Na área andina, mais precisamente na região de Cuzco (atual Peru) e tendo como precedentes as culturas nazca e mochica, nasceu o Império Inca. Seu fundador foi Manco Capac, o primeiro Inca, considerado Filho do Sol.

Os incas criaram um império vastíssimo, devido à eficiência de seu exército e à sua magnífica organização imperial, embora provavelmente não conhecessem a escrita.

ASTECAS

Os astecas formaram um poderoso império no local que hoje é o México. Eles se organizavam em uma confederação de cidades – Texcoco, Tlacopán e Tenochtitlán (onde morava o imperador).

Como o povo asteca era guerreiro, sua dominação estendeu-se por 150 anos, até sua conquista por Fernão Cortez entre 1519 e 1523.

Graças a essa organização militar, os astecas construíram um império que abrangia 500 cidades e 15 milhões de habitantes.

As cidades astecas funcionavam como grandes centros de troca. Nos mercados, eram comercializados produtos agrícolas, carne, vestimentas e utensílios em geral. A moeda era a semente de cacau, cujo produto, o chocolate, era muito valorizado e considerado a bebida dos deuses.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18889029

Anexos:
Perguntas similares