(Narita, Mário. Tarantino no supermercado. In Jornal Meio & Mensagem, 04.fev.2013)
“Para se ter uma ideia de como o hábito de compras evoluiu, há 25 anos uma mulher gastava em média quatro minutos e 40 segundos em frente à gôndola de xampu (no supermercado). Hoje, a média é de um minuto e 40 segundos”(...) Se esse é o tempo que a mulher desprende em uma decisão tão importante relacionada à sua auto-estima, imagine em outras categorias de produtos. Narita observa ainda, com relação à importância da embalagem: “Antes, os estudos mostravam que uma embalagem atraia o consumidor a três metros de distância. Hoje, é preciso conquista-lo a dez metros de distância”.
Neste trecho, Narita faz menção ao composto de marketing considerando:
( ) Produto; Promoção;
( ) Preço; Produto;
( ) Ponto de venda/Praça; Preço;
( ) Ponto de venda/Praça; Produto;
( ) Ponto de venda/Praça; Promoção;
Respostas
Resposta:
Ponto de venda/Praça; Produto;
Explicação:
Corrigido DNM.
A gondola do supermercado refere-se ao ponto de vendas/praça; e o texto fala sobre Produto (shampoo);
Observe a definição de cada um dos 4 P's:
PREÇO: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.
PRAÇA: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.
PRODUTO: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido.
PROMOÇÃO: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades.