• Matéria: História
  • Autor: hygor224
  • Perguntado 4 anos atrás

Fazer e estudar História

Para que estudar História? O estudo da História pode ter várias finalidades. Vejamos uma delas.
A História interpreta as experiências humanas ao longo do tempo e nos diferentes espaços. Conhecendo essas interpretações, podemos adquirir consciência do que fomos ( o passado), para transformar o que somos (o presente) naquilo que pretendemos ser ( o futuro).
Quem se dedica a pesquisar e escrever sobre História - ou ensinar essa disciplina - é chamado de historiador(a).
O primeiro passo no trabalho de todo historiador é escolher os assuntos que deseja pesquisar e decidir a forma como vai abordá-los.É importante considerar que os historiadores não produzem um conhecimento absoluto ou total sobre os assuntos de sua pesquisa. Cada um escolhe o tema que deseja pesquisar e o modo como vai estudá-lo. Conhecer é uma tarefa que nunca terá fim. Estudar é apenas um ponto de partida e nunca um ponto final!
Cada pessoa pode interpretar os acontecimentos do dia a dia de uma forma diferente. E essa diversidade é positiva. Já pensou se todos pensassem da mesma maneira?
Tudo que a humanidade produz ao longo do tempo pode ser considerado fonte histórica e, portanto, serve à construção do conhecimento histórico.São exemplos de fontes históricas: jornais, livros, documentos, fotografias, cartas, diários, filmes, mapas, moedas, vasos, joias, edifícios, esculturas e muitos outros. Também são considerados fontes históricas os relatos orais, por exemplo, as histórias contadas por nossos avós.
É a partir da interpretação das fontes históricas que produzimos o conhecimento histórico. Portanto, para que o historiador possa investigar sobre o passado, ele precisa analisar diferentes fontes históricas sobre um mesmo fato, interpretando-as e chegando às suas próprias conclusões.

Agora que você já leu sobre a produção do conhecimento histórico, vamos à atividade de hoje? Você deverá ler o texto a seguir e fazer os exercícios pedidos.

Uma nova maneira de registrar a história indígena

Você sabia que diversos povos indígenas no Brasil vêm filmando sua própria história? É o que fazem os cineastas indígenas formados por um projeto criado em 1987 que estimula esse tipo de registro.
Desde o início de sua criação, o projeto oorganiza oficinas de imagem em mais de cem aldeias em diversos estados do país. As oficinas funcionam como escolas de cinema. Ao longo dos anos, foram implantados centros de produção e edição de vídeo nas aldeias participantes.
Atualmente, há cerca de 70 documentários produzidos pelos indígenas. As obras apresentam relatos, histórias tradicionais orais contadas pelos mais velhos, práticas cotidianas das aldeias, relação com os recursos naturais e estratégias de preservção ambiental, entre outros assuntos.
¨ Para os próprios indígenas, os videos têm um efeito de resgate e valorização de temas e mitos. Houve um episódio em que um grupo de jovens que entrevistam o homem mais velho da aldeia e se espantam de ouvir histórias que até então desconheciam. E o ancião responde: ¨Vocês nunca perguntaram¨.

Atividades
O texto mostra uma maneira diferente utilizada por alguns povos indígenas do Brasil para registrar sua própria história. Que maneira é essa?
De modo geral, que assuntos são tratados pelos indígenas?
Em sua opinião, os vídeos produzidos pelos próprios indígenas podem servir como fonte para os historiadores ? Por quê?
De acordo com o texto, qual é o significado dos vídeos para os indígenas?
E você e sua família, o que têm feito para registrar a história de vocês?


hygor224: AJUDAAAAA PFVRRRRR!!!!!!!!

Respostas

respondido por: NetoflexBrazil
3

Resposta:está difícil então foi mal

Explicação:

Perguntas similares