Romeu e Julieta Ao atualizar o sentido da mais conhecida história de amor da humanidade, a concepção de Gabriel Villela para o Galpão transpôs a tragédia dos dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira. Esse conceito sustenta todo o espetáculo, especialmente na figura do narrador, que rege toda a ação com uma linguagem inspirada em Guimarães Rosa e no sertão mineiro. A montagem da tragédia de Shakespeare foi um marco na carreira do grupo. O encontro com Gabriel Villela significou a ousadia de fazer um clássico na rua. Ao texto original do espetáculo, na clássica tradução de Onestaldo de Pennaforte, juntam-se elementos da cultura popular brasileira e mineira, presente nas serestas e modinhas, nos adereços e figurinos que remetem ao interior profundo do Brasil. A partir da análise do texto e do teatro elisabetano, assinale a opção correta. *
10 pontos
O espaço cênico utilizado pelo grupo Galpão é muito parecido com o tipo de espaço cênico do período elisabetano.
O espaço físico do teatro elisabetano continha uma grande abertura no centro, que servia para arejar mais o ambiente. Em tempos de pestes e epidemias, tal medida assegurava a continuação dos espetáculos.
Gabriel Villela, ao transformar o texto de Shakespeare num teatro de rua, buscou focar o processo comunicativo nas ações e nos gestos dos atores ao invés do uso da palavra. Tal fato permitiu que ele se aproximasse ainda mais do universo de Shakespeare.
Do mesmo modo que Gabriel Villela e o Grupo Galpão se inspiraram na cultura popular, Shakespeare se inspirou em outros textos e poemas para elaborar suas obras, que, mesmo em alguns casos não sendo totalmente originais, refletiam a genialidade do autor.
Uma das histórias de amor mais conhecidas em todo mundo, Romeu e Julieta cumpre um final trágico manipulado pelo destino. Essa máxima é vista tanto nas obras de Shakespeare, quanto nas de Sófocles.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa 3:
III, apenas.
Explicação:
p 65 Havia divisões de lugares, as arquibancadas costumavam ser da plebe e a frente, o camarote da aristocracia. As divisões entre ricos e pobres era latente, da mesma forma que entre os homens e as mulheres, que raramente podiam assistir as peças, mas nunca representá-las.
IV. A obra Romeu e Julieta, de Shakespeare, cumpre um final trágico no qual os deuses manipulam o destino dos seres humanos, tal qual na tragédia grega. errada.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás