7) “Indústria da seca” é um termo utilizado para designar a estratégia de alguns políticos que aproveitam a tragédia da seca na região nordeste do Brasil para ganho próprio. O termo começou a ser usado na década de 60 por Antônio Callado que já denunciava no Correio da Manhã os problemas da região do semi-árido brasileiro. Os problemas sociais no chamado “polígono da seca” são bastante conhecidos por todos, mas nem todos sabem que não precisava ser assim. A seca em si, não é o problema. Países como EUA que cultivam áreas imensas e com sucesso em regiões como a Califórnia, onde chove sete vezes menos do que no polígono da seca, e Israel, que consegue manter um nível de vida razoável em um deserto (Negev), são provas disso.Disponível em: . Acesso em 30 mai. 2020.A partir do texto acima e sobre os problemas socioambientais que a seca gera, assinale a alternativa CORRETA. *
a) O polígono da seca abrange as áreas como agreste, sertão, meio-norte, inclusive a região litorânea.
b) Na época da colonização, a região que abrange o polígono da seca destinava à plantação de cana-de-açúcar.
c) O termo "polígono da seca" foi instituido pelo governo federal para destinar recursos públicos para o desenvolvimento dessa área. Essa região recebe, também, a denominação de indústria da seca, pois muitos políticos se beneficiam da situação calamitosa para enriquecer ilicitamente.
d) A indústria da seca reúne várias políticas públicas para o desenvolvimento da região, principalmente para o investimento da chuva artificial.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Letra c)
Explicação:
só vai trem
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás