SOBRE INTEGRAÇÃO REGIONAL, AMÉRICA LATINA E EUROPA NA DISCIPLINA GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO, OBSERVE AS INFORMAÇÕES ABAIXO:
I. Uma integração regional bem-sucedida pressupõe um processo longo de maturação. Veja a famigerada “União Europeia”(1993). Ela surgiu como “Belexux” em meados da década de 1940. No pós-Guerra Fria, os países interagiam em nome da segurança nacional e do fortalecimento do comércio, inúmeras Organizações Internacionais foram criadas com estes objetivos. Era um regionalismo fechado em si mesmo. Da década de 1980 em diante, observa-se no sistema internacional um regionalismo com pautas crescentes (meio ambiente, desenvolvimento social, direitos humanos, pautas democráticas, proteção às minorias), inclusive, as Organizações Internacionais foram revigoradas nessa direção.
II. No pós-Segunda Guerra, na América Latina, integração regional não era a prioridade da região. Em linhas gerais, não havia espaço político para promover a autonomia ampla regional, nem existia vigor econômico para promover a integração econômica entre as partes, considerando as diversidades socioeconômicas entre as nações. À despeito dos inúmeros governos autoritários ao longo dos anos de 1960 e 1970, no âmbito da geopolítica, acredita-se que a consolidação da hegemonia dos EUA, ao longo da Guerra Fria, serviu como um significativo "bloqueio" das tentativas de integração na América Latina - até meados da década de 1970. Após esse período, a região alcançou tentativas bem-sucedidas de integração, destaque para a CAN e para o Mercosul.
III. Apesar da América Latina experimentar avanços e retrocessos no processo de integração regional em períodos variados de sua história (como a emergência do Pacto Andino, Aladi, Grupo do Rio, Mercosul, CAN, Unasul e Prosul), percebe-se que a instabilidade socioeconômica dos países latino americanos foi um dos maiores entraves para uma aproximação vigorosa entre os Estados da região. As diversas crises (políticas, econômicas e sociais) dificultaram e dificultam uma integração latino-americana profunda. Além disso, a dualidade da política externa dos Governos - ora alinhados e ora desalinhados aos EUA - também atrapalha uma atuações em conjunto.
IV. Com o "British Exit", pela primeira vez, um país deixa a União Europeia desde sua criação, um casamento que durou quase 50 anos e agora, no século XXI, chegou ao fim. Podemos citar, como algumas motivações que impulsionaram a saída do Reino Unido da União Europeia, os seguintes eventos: a crise na zona do Euro & a crise norte-americana, as críticas britânicas pedindo ações mais rápidas e significativas do parlamento europeu para conter os danos econômicos e sociais causados pela recessão mundial, as crises migratórias na Europa e os movimentos nacionalistas (alguns xenofóbicos) no Reino Único.
V. Além de conseguir reunir Estados que outrora estiveram em guerra, a União Europeia os enlaçou a um nível tal de cooperação em que todos estão submissos à uma mesma instituição supranacional. Detalhe: para o fortalecimento da UE, destacaram-se as atuações da França e da Alemanha. Nestes dois países que encontramos a condução geral do processo integracionista, permitindo a superação das dificuldades encontradas pelo caminho.
Apenas a alternativa I é falsa
Apenas a alternativa II é verdadeira
Apenas a alternativa III não é incorreta
Apenas a alternativa VI é falsa
todas as alternativas são verdadeiras
amandajusp1oxtu3p:
você achou? essa alternativa? colocou o que??? helppppp
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Apenas a alternativa II é verdadeira
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás