1) Você concorda com Aristóteles de que a finalidade do ser humano é atingir a felicidade? Por quê? Justifique a sua
resposta.
Respostas
Resposta: Mais ou menos. Porque ao meu ver não temos um único sentido da vida. Estamos aqui para errar, aprender com nossos erros, amar, nos divertir, estudar, nos formarmos, sermos felizes.... Bom, mas também não posso descartar a possibilidade de que estamos aqui nesse mundo para fazer a diferença, ao mundo e às pessoas com que convivemos
Aristóteles defendia que todos os homens buscavam a felicidade.
Em lugar da Ideia do Bem, Aristóteles oferece a felicidade (eudaimonia, que não é o prazer, hedoné), alcançada apenas por meio de uma vida virtuosa. Por isso que a ética aristotélica é chamada de ética das virtudes (areté). Ethos significa comportamento, habito, costumes. Ética aristotélica, portanto, é uma ciência da prática. Você só vai conhecer a coragem sendo corajoso, por exemplo.
A felicidade é a plenitude da realização ativa do homem, no que tem propriamente humano. Sua característica é a de ser autossuficiente, um bem buscado para seu próprio proveito. O bem de cada coisa é sua função própria: a visão o é do olho, a marca, do pé. Aristóteles então pergunta qual é a função do homem em si.
Para ele, segundo a Ética a Nicômaco, é a vida contemplativa, ou teorética, superior à vida dos prazeres e também à vida regida pela poiésis ou à vida prática (política). Mas Aristóteles adverte que para que essa vida teorética seja a felicidade, é preciso que ocupe realmente a vida, “porque uma andorinha só não faz verão”. Ele convida o homem ao hábito da contemplação.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/1606151