Respostas
Resposta:
É difícil calcular de forma precisa os danos que o novo corona vírus (Covid-19) tem causado em esfera global. São mortes, a ruptura no sistema de saúde de muitos países atingidos e a crise econômica que já alcança as mais diversas camadas sociais.
Originado na cidade de Wuhan, na China, no final do ano passado, ainda não se sabe de forma clara como ocorreu a mutação do vírus que agora protagoniza um dos mais graves períodos da história da saúde mundial.
Classificada como Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de fevereiro deste ano, a pandemia impôs uma série de medidas de proteção que impactam diretamente no cotidiano das populações, exigindo, sobretudo, o distanciamento social, e com ele, uma inventiva e desafiadora nova rotina, na qual é necessário encarar os medos e estar aberto a compreender as transformações.
Com relação à indústria, seus diversos segmentos foram afetados de forma diferente, com crescimento de alguns considerados essenciais no período da pandemia, tais como a farmacêutica, química, que oferta artigos de higiene e limpeza, e alimentícia, beneficiados pelas vendas de supermercados e pelas exportações, embalagens, impulsionadas pela elevação dos serviços de delivery e mineração.
Por outro lado, há queda drástica na fabricação de bens duráveis, como veículos e eletroeletrônicos, e semiduráveis, como calçados e têxteis e de capital, devido à falta de crédito, à necessidade de liquidez das empresas, à contração das demandas interna e externa, à forte queda da confiança dos empresários e à escassez de insumos importados.
A perspectiva para os próximos meses é de recuperação lenta do setor, por conta da abertura gradual do comércio e da queda da atividade econômica mundial. ( foram 26 linhas desculpa ): )