• Matéria: Sociologia
  • Autor: haagmariana16
  • Perguntado 4 anos atrás

Na América Portuguesa, sob a lógica do Absolutismo Monárquico, a maioria da população era composta por negros considerados escravos, indigenas, e outros grupos subalternos, excluída do direito de participação politica formal no Estado Colonia. Com o regime republicano instaurado em 1889, o pertencimento ao sexo masculino, o nivel de escolaridade e as relações de trabalho seguiam excluindo a maior parte da população. Na República no Brasil mesmo quando, por meio de reivindicação desses grupos, o direito formal de voto foi alargado para toda população, outros mecanismos de coerção da livre escolha de representantes foram historicamente praticados Nesse contexto, a livre escolha de representantes se dava através voto dito

A

O livre

espontaneo

marcado

de cabresto

indireto


anandinhaguimaraes: Voto de cabresto

Respostas

respondido por: priscilasm2
25

A resposta correta é de cabresto.

O voto de cabresto foi um mecanismo utilizado pelos políticos na época, onde utilizava-se a compra de votos através de troca de favores. Esta prática ficou bastante conhecida no período do coronelismo, onde as oligarquias de Minas Gerais e São Paulo revezavam o poder.

O voto cabresto tinha a figura do coronel, que obrigava o eleitor a votar na chapa indicada, utilizando de violência em caso de não cumprimento. A fiscalização era mais fácil em virtude do voto ser aberto.

Bons estudos!

respondido por: euarthur
5

Resposta:

Letra D.

de cabresto

Explicação:

Perguntas similares