• Matéria: História
  • Autor: campoantenas
  • Perguntado 4 anos atrás

Texto 1:
Estêvão Silva é o primeiro pintor negro de destaque formado pela Aiba e, como apontam vários estudiosos, pode ser considerado um dos melhores pintores de naturezas-mortas do século XIX no Brasil. Seu interesse pelo tema deve ter sido motivado pelo estudo com Agostinho da Motta (1824-1878), na Aiba. Silva realiza predominantemente pintura de frutos, como Grumixamas e Jaboticabas, s.d., Araçás, 1870 ou Natureza-Morta, 1884.
O crítico Gonzaga Duque (1863-1911) ressalta a qualidade das composições do artista, realizadas com prodigalidade de vermelhos, amarelos e verdes, nas quais ele consegue dar a aparência de fidelidade à representação, passando para a tela tudo o que vê e sente na natureza. Parece-lhe até impossível "pintar frutos melhor do que os tem pintado Estêvão. Os seus pêssegos são na forma, na cor, na penugem macia e alourada que os reveste, verdadeiros pêssegos".



Imagem 1:




Com base no texto e imagem apresentados, leia as alternativas a seguir e identifique a que melhor explique a relação entre a arte afro-brasileira e o artista Estêvão Roberto da Silva:
Alternativas
Alternativa 1:
A imagem apresentada não pode ser considerada uma arte afro-brasileira, pois as manifestações desse estilo representam unicamente os negros e suas tradições em terras brasileiras.

Alternativa 2:
O texto e a imagem nada tem de relação com a arte afro-brasileira, visto que o artista responsável recebeu uma formação europeia e sua obra segue os traços predominantemente europeus.

Alternativa 3:
A imagem apresentada na questão claramente é uma manifestação artísticas afro-brasileira, pois suas cores e representações deixam bastante evidente a origem africana do artista responsável.

Alternativa 4:
A imagem apresentada na questão não pode ser considerada uma manifestação afro-brasileira, pois, apesar de o texto base indicar que o artista foi descendente de africanos, a obra apresenta temáticas europeias.

Alternativa 5:
Tanto o texto quanto a imagem levam a crer que o artista e a obra pertencem ao estilo de arte afro-brasileiro, pois apesar de a obra possuir traços europeus, sua produção foi por uma pessoa de descendência africana.

Anexos:

Respostas

respondido por: tailaalmeida37
8

Resposta: Alternativa 5

Perguntas similares