URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
[1] Saídas à noite. Bares. Direção embriagada. Acidentes. No Brasil, por muito tempo, essa sequência foi comum e não sofreu punições. Nos últimos anos, a implantação do controle de motoristas alcoolizados já trouxe resultados positivos ao país – como uma considerada queda no número de acidentados. Entretanto, as opções de meios de transporte coletivos são restritas, e os cidadãos, então, recorrem às redes sociais que indicam o posicionamento de tendas da Lei Seca e continuam, desse modo, a dirigir sob o efeito do álcool.
[2] O precário sistema de locomoção brasileiro auxilia diretamente na escolha do automóvel individual ao sair de casa, principalmente à noite. Os ônibus não possuem horário marcado para passar, o metrô fecha relativamente cedo e os taxistas, sem fiscalização, cobram preços exorbitantes em taxímetros adulterados. Ademais, [3] esse pouco investimento do Estado está junto ao apoio ao mercado automobilístico, influenciando no aumento das vendas de carros, ao autorizar taxas de juros baixas, como o IPI Zero. Assim, o cidadão escolhe a certeza da volta para casa e dirige seu veículo, mesmo que esteja alcoolizado e que possa causar acidentes posteriormente.
[4] Além disso, com [5] o desenvolvimento da tecnologia, é possível estar conectado o tempo todo, sem intervalos, e esse aspecto do mundo globalizado trouxe sua consequência para o cumprimento da Lei Federal. Ao escolher o tráfego com seu próprio automóvel, a pessoa, para não ser punida quando voltar para casa, [6] pesquisa os locais de ocorrência da Lei Seca pelo celular e cria um trajeto que não passe por eles. Dessa maneira, a internet é utilizada para contornar a Lei pelos embriagados e, [7] por isso, ainda ocorrem casos de óbitos envolvendo motoristas alcoolizados.
Sendo assim, [8] o projeto da Lei Seca já auxilia muito na conscientização da população de evitar a combinação “beber-dirigir”. Para que o número de beneficiários aumente, [9] é necessário que o Governo organize uma tabela de horários para transportes públicos durante a madrugada, assim, ao sair, o cidadão já sabe quando retornar. Ademais, a fiscalização dos taxistas deve ocorrer com maior frequência, multando aqueles que adulterarem seus taxímetros. Por último, [10] deve-se criar uma lei que puna os donos de redes sociais que divulgam a localização das tendas da Lei Seca, alegando que aqueles prejudicam o cumprimento desta.
(Clara Biondi Egues. Redação nota 1000 ENEM 2013)
( ) Retomada do tópico frasal / ligação com o tema
( ) Exposição do tópico frasal / 1º argumento
( ) Síntese ou reafirmação da tese
( ) Propostas de intervenção para o primeiro problema
( ) Tese, introduzida por frases nominais
( ) Exposição do tópico frasal / 2º argumento
( ) Aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento / Matemática e suas tecnologias
( ) Proposta de intervenção para o segundo problema
( ) Comprovação da ideia anteriormente apresentada por meio da estratégia argumentativa: fatos
( ) Conectivo interparágrafo que faz nexo com as ideias anteriores
Respostas
respondido por:
0
EXPLICAÇÃO:
DESCULPA NÃO DA ORA ENTENDER NADA!
usuarioprivado222:
pq tá sem comando?
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás