Respostas
respondido por:
27
O fardo do homem branco foi um poema escrito pelo poeta inglês Rudyard Kipling. Foi publicado originalmente na revista popular McClure's em 1899, com o subtítulo The United States and the Philippine Islands."The White Man's Burden" foi escrito a respeito da conquista estadunidense das Filipinas e outras ex-colônias espanholas.Embora o poema de Kipling misturasse exortações ao império com ajuizados alertas sobre os custos envolvidos, os imperialistas dos Estados Unidos se fixaram na frase "fardo do homem branco" como uma caracterização para o imperialismo que justificasse a política como um nobre empreendimento.Em 1899, o poeta Rudyard Kipling, de volta à Inglaterra depois de uma demorada estada nos Estados Unidos, publicou um poema que teve enorme impacto naquela época e que até hoje ainda repercute. Intitulava-se The white man burden, O Fardo do Homem Branco, que ficou na história como um chamamento à conquista imperialista do mundo pelos americanos e europeus em geral. Para Kipling, o domínio do planeta era uma missão que todos os homens brancos deviam assumir, como um fardo, uma obrigação dos civilizados do mundo para com a parte que consideravam selvagem ou bárbara.
respondido por:
5
A ideia do "fardo do homem" branco foi uma ideia que ganhou força durante o Século XIX e se liga diretamente com o contexto do Imperialismo. Era a crença ideológica de que os "homens brancos", ou seja, os ocidentais, deveriam "trazer a civilização" para os povos "selvagens" da África e da Ásia.
Para que esta ideia servia?
Esta ideia servia como uma forma de justificar ideologicamente a ocupação daquele território e a exploração de seus recursos e dos seus habitantes. Foi difundida por importantes poetas ocidentais, dentre eles Kipling, e escondia o que na verdade acontecia naquelas ocupações: violência e desrespeito cultural.
Mais sobre o Imperialismo em;
https://brainly.com.br/tarefa/4726527
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás