Respostas
Desde os tempos mais remotos, as populações deslocam-se de uma área para outra, à procura de locais em que possam encontrar melhores condições de vida.
De acordo com a ONU, estima-se que cerca de 180 milhões de pessoas residam fora dos países que nasceram. No final dos anos 90, assistíamos ao maior fluxo migratório de todos os tempos: 3% da população mundial, tanto de imigrantes altamente qualificados quanto de ilegais.
Alguns tipos de migração:
-Definitiva;
-Temporária;
-Espontânea;
-Forçada;
-Planejada;
-Êxodo rural;
-Migração sazonal;
-Nomadismo;
-Deslocamentos pendulares ou diários.
O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante. Emigrante é a pessoa que deixa (sai) um lugar de origem com destino a outro lugar. O imigrante é o indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver.
Os fluxos migratórios podem ser desencadeados por diversos fatores. Dentre os principais fatores que impulsionam as migrações podem ser citados os econômicos, políticos e culturais.
No Brasil, o fator que exerce maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, pois o modelo econômico vigente força indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de trabalho para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.