Respostas
Resposta:
1. Faça uma lista de compras
Por mais que você acredite que se lembra de tudo o que comprará no mercado, fazer uma lista ajuda você a organizar melhor seu orçamento e a ir diretamente até os produtos dos quais você realmente precisa. Isso evita a tentação de passar pelos corredores de doces e guloseimas, por exemplo.
Outra vantagem de fazer uma lista de compras é que você poderá pensar com calma quais são as verduras, os legumes e as frutas necessários e em quais quantidades eles devem ser adquiridos, evitando comprar demais e ver os alimentos estragarem na geladeira
Uma dica para evitar o desperdício de alimentos perecíveis, como frutas e verduras, é dividi-los em sacos plásticos e vasilhas. Muitos dos produtos podem também ser congelados, a fim de aumentar a durabilidade de cada item e evitar perdas.
2. Reaproveite e recicle
Você sabia que pode utilizar muitas cascas de alimentos para o preparo de receitas que são riquíssimas em nutrientes? Existem também ótimas opções para usar as sobras do almoço de domingo ou mesmo das festas. A dica para a reutilização dos alimentos é procurar na internet receitas com os produtos disponíveis naquele dia.
A reciclagem e o reaproveitamento pode se estender para muitas outras situações do dia a dia. Você pode, por exemplo, utilizar aquela caixa de presente como porta-objetos em sua casa ou até mesmo aproveitar e reaproveitar itens esquecidos na gaveta, diminuindo a necessidade de compra e recompra de objetos no dia a dia.
3. Valorize as empresas com responsabilidade social
Diversas empresas já possuem ações que visam à redução do impacto no meio ambiente. São organizações que trabalham com madeira e fazem o reflorestamento, indústrias de cosméticos que não testam os produtos em animais, fábricas que produzem por meio de técnicas antipoluição e muitas outras.
Valorizá-las é também uma maneira de fazer um consumo consciente.
4. Opte por eletrodomésticos econômicos
O Programa Nacional de Conservação de Energia é resultado da parceria entre o Inmetro e o Ministério de Minas e Energia. Eles disponibilizaram o Selo Procel, que identifica os aparelhos que consomem menos energia.
Além de reduzir os impactos causados no meio ambiente, eles também ajudam a economizar na conta de luz e fazem bem ao bolso.
Na hora de fazer compras, portanto, procure optar por eletrodomésticos econômicos, que atendam às suas necessidades do dia a dia e que permitam, ao mesmo tempo, uma boa economia de dinheiro.
Quer saber como escolher melhor seus eletrodomésticos? Então clique aqui e confira 7 dicas infalíveis para fazer boas compras no dia a dia.
5. Utilize a tecnologia a seu favor
Você é o tipo de pessoa que, quando faz compras no cartão, recebe sua via do comprovante e vai colecionando aquele monte de papéis na carteira? Saiba que este hábito é desnecessário.
Apesar de ser importantíssimo ter um controle de finanças, é possível fazer isso por meio de uma rápida consulta em um aplicativo de finanças ou site do seu banco.
Não há portanto, necessidade de guardar os comprovantes. Além de ser um hábito consciente, utilizar a tecnologia para organizar seus gastos mensais pode ser muito útil para manter um bom controle financeiro.
Você também pode optar por receber boletos bancários por e-mail e visualizar seu extrato na internet. Além de ser mais cômodo e simples, você evita o uso de papel e o planeta agradece.
6. Reduza o consumo de água e energia
Uma das formas de realizar um consumo consciente é administrando a utilização da água e energia elétrica em sua casa. Algumas atitudes simples podem fazer com que você reduza o consumo e ainda economize nas contas.
Lembrar-se de tirar do congelador os alimentos antes de prepará-los e evitar utilizar o micro-ondas é uma das formas de evitar o uso desnecessário do equipamento.
Secar roupas atrás da geladeira também pode aumentar o consumo de energia. Evite deixá-la perto do fogão ou em locais em que fique exposta ao sol, pois isso faz com que ela consuma mais energia para fazer o resfriamento.
Além disso, vale a pena regular o termostato da geladeira no inverno. Afinal, nesse período, não é necessário que ela esteja em uma temperatura extremamente baixa. Retirar da tomada os equipamentos que estão em stand-by também é vantajoso, pois eles podem representar até 12% do consumo de energia de uma casa.
Usar menos o ar-condicionado pode ser um pouco difícil para quem já está habituado. No entanto, em dias mais amenos, durante a noite é possível ajustar o timer e programá-lo para que ele desligue sozinho um tempo depois.
7. Evite excessos
Diariamente, somos bombardeados com promoções e ofertas irresistíveis. Isso acontece, principalmente, em feriados e datas comemorativas, quando costumamos comprar produtos e também presentearmos as pessoas.
Explicação: