ALGUEM POR FAVOR ME AJUDA E PRA HOJE
Partindo dos conceitos da ética kantiana presentes em sua Crítica da razão prática apresente a relação entre o conceito de liberdade e ação desinteressada.
Respostas
Resposta:
Olá! Boa tarde
Explicação:
A MORAL DO DEVER EM KANT
FILOSOFIA
A moral do dever em Kant, O imperativo categórico, Diferenças entre os imperativos, As fórmulas do Imperativo Categórico, Uma Especificação de Fato de Razão e Liberdade nas ações.
A doutrina moral de Kant é independente de qualquer sentido religioso. Sua moral exclui a noção de intenção como elemento de uma alma pura, e o dever não é uma obrigação a ser seguida em virtude de um ente superior. Intenção e dever (em Kant) dependem do sujeito epistemológico (eu transcendental) e não do eu psicológico (indivíduo). Para Kant, o sujeito transcendental trata-se de uma maquinaria (aparelho cognitivo) subjetiva, universal e necessária (presente em todos os homens, em todos os tempos e em todos os lugares). Assim, todo ser saudável possui tal aparato, formado por três campos: a razão, o entendimento (categorias) e a sensibilidade (formas puras da intuição-espaço e tempo).